Desenvolvimento, caracterização e avaliação da atividade leishmanicida do elatol encapsulado em sistemas nanoestruturados

Autores/as

  • Isabella Lorrane Seiffert Goveia Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Letícia de Almeida Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Tamires da Silva Montanhas Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Karen Luise Long Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Erly Guilherme Azevedo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Elatol, Nanopartículas lipídicas sólidas, Nanotecnologia

Resumen

O elatol, sesquiterpeno halogenado, isolados a partir de algas vermelhas a espécie Laurencia dendroidea, amplamente encontrada em toda extensão da costa brasileira, tem uma atividade anti-leishamania. A sua elevada lipossolubilidade e baixa solubilidade em água, constitui uma importante limitação nos estudos relacionados a esta molécula. O desenvolvimento de novos fármacos tende a substituir ou complementar as alternativas terapêuticas disponíveis atualmente. Os avanços na quimioterapia leishmanicida com o desenvolvimento de formulações lipídicas tem sido usado na terapia da leishmaniose nos últimos anos. Nesse estudo, desenvolvemos diferentes metodologias para fabricação de nanopartículas lipídicas sólidas (NLS) contendo elatol encapsulado utilizando diferentes triglicerídeos e avaliamos os parâmetros de qualidade das formulações de NLS mantidas conforme produzido e diluídos em tampão fosfato salina mantido a 37°C. Foram executadas análises para duas amostras com formulações diferentes em intervalos de 1, 2, 4, 7, 30 e 60 dias, medindo o pH, tamanho e potencial zeta das partículas. Em ambas as formulações de NLS não houve alterações significativa no tamanho das partículas, os valores de pH mantiveram estáveis, não houve variação dos valores do potencial zeta durante o período analisado. Esses resultados indicam que ambas as formulações se mantiveram estáveis ao final de 60 dias. Os parametros físicos, tamanho de partícula, o potencial zeta, o pH são importantes para monitorar a estabilidade das formulações nanopartículas lipídicas sólidas sendo assim, uma forma importante para acompanhar a estabilidade física de uma NLS. A próxima etapa deste projeto será a avaliação da eficiência de encapsulação. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-02-18

Cómo citar

GOVEIA, I. L. S. . .; FREITAS, L. de A. . .; MONTANHAS, T. da S. . .; LONG, K. L. . .; AZEVEDO, E. G. Desenvolvimento, caracterização e avaliação da atividade leishmanicida do elatol encapsulado em sistemas nanoestruturados. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/46678. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a