Caracterização microscópica, física e química, e da rotulagem de queijos Minas artesanais comercializados no Médio Rio Doce, MG

Autores

  • Igor Dias Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Carlos Henrique Fonseca Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Bioinformática, Câncer, Quinase c-Kit

Resumo

O queijo Minas Artesanal (QMA) é um produto fabricado em Minas Gerais com leite cru e em áreas geograficamente demarcadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária. Após um período de impedimento legal de comercialização do queijo artesanal fora de Minas Gerais, os queijos ganharam fama internacional durante o Mondial du Fromage de Tours, realizado na França, em 2017. A produtora Marli Leite, do município de Sacramento, na região de Araxá, recebeu o prêmio Super Ouro; Reinaldo de Faria Costa, do município de Vargem Grande, da região da Canastra, foi premiado na categoria Prata e Lúcia Maria Resende, de Tiradentes, região do Campo das Vertentes, na categoria bronze. O resultado mostra a relevância do terror mineiro e a dimensão do trabalho sanitário e de segurança alimentar que precisa ter continuidade. A aplicação do Código de Defesa visa reduzir a insegurança do consumo de produtos artesanais e um dos instrumentos para isso, é o rótulo. Infelizmente o consumidor brasileiro não tem o hábito de ler a rotulagem; se a lê não entende e quando entende, não sabe como utilizar a informação em prol da saúde. Foram visitados diferentes estabelecimentos comerciais em Governador Valadares para a aquisição das amostras e verificação das condições de comercialização e estocagem dos produtos nas gôndolas. A fidedignidade das informações da rotulagem das diferentes marcas comercializadas foi avaliada por questionário estruturado com base na legislação específica da rotulagem de QMA e da legislação geral de rotulagem de alimentos. Na avaliação das embalagens e características físicas foi verificado o aspecto externo e interno da embalagem e data de fabricação, bem como o diâmetro e a altura dos queijos. As marcas analisadas apresentaram muitas variações e não conformidades legais. Por falta de estrutura física no laboratório e de recursos financeiros, a avaliação microscópica e bromatológica das amostras ficaram prejudicadas. Está sendo elaborado um artigo científico de revisão sobre os achados da rotulagem e o patamar tecnológico do queijo Minas artesanal comercializado na região do estudo. Governador Valadares é uma região que ainda não teve suas especialidades gastronômicas identificadas. A pesquisa mostrou algumas possibilidades de novos estudos. É importante o olhar da pesquisa e da extensão para essa temática a fim de registrar as tradições e valorizar o terroir valadarense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-02-18

Como Citar

SILVA , I. D.; FONSECA, C. H. . Caracterização microscópica, física e química, e da rotulagem de queijos Minas artesanais comercializados no Médio Rio Doce, MG. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 2, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/46228. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)