Sistema Local de Inovação

uma avaliação para o município de Governador Valadares- MG

Autores/as

  • Hilton Manoel Dias Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Willian Farias Carvalho Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Sahra Ferreira Pinheiro Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Sistema Local de Inovação, Ecossistema de Inovação, Tripla-Hélice

Resumen

O objetivo principal do trabalho é analisar o Sistema Local de Inovação para o município de Governador Valadares-MG, à luz da teoria neo-schumpeteriana e do modelo Tripla-Hélice. Para tanto, as análises quantitativa e qualitativa dos dados referentes à emprego, renda, matrículas e conclusões por curso no ensino superior, bem como uma avaliação das políticas públicas e atividades de fomento à inovação, foram a base para esta análise inicial. Os dados referentes ao elo “produção”, representados neste trabalho pela dimensão do emprego e renda do elo produtivo de Governador Valadares, corroboram com a hipótese de que
o município apresenta condições iniciais de se tornar uma economia baseada em conhecimento. Embora a indústria de transformação venha perdendo espaço ao longo dos anos e apresente-se concentrada em grupos de baixa intensidade tecnológica, como a transformação de produtos alimentícios, é possível observar desenvolvimento potencial nos setores de serviços financeiros, de saúde, serviços de educação e nos serviços de informação e comunicação, associado aos atrativos para a fixação de recursos humanos especializados nesses segmentos. Nas análises do elo “conhecimento”, os dados sugerem que a rede de ensino superior se apresenta relativamente bem estruturada para a formação de capital humano, em áreas estratégicas para o sistema local de inovação. Contudo, as IES devem estar em constante alinhamento com os demais agentes desse sistema local de inovação, acompanhando as necessidades das firmas, do governo e da comunidade de forma geral, fortalecendo suas atividades de ciência e tecnologia e propondo eventos para transferência sistemática de conhecimento. Somente o elo “governo”, a partir das fontes estudadas, apresentou baixo dinamismo em propostas com foco em inovação, revelando poucas políticas exclusivas de fomento à inovação e empreendedorismo, se comparado à variedade de políticas e casos possíveis apontadas pela literatura. Desta forma, há indícios de que o modelo Tripla-Hélice, de forma adaptada, pode ser uma alternativa para criação
de uma governança focada em inovação e desenvolvimento local, sugerindo a aplicação de políticas regionais que reforcem a interação entre os agentes e que o governo municipal atue suprindo necessidades estruturais e institucionais da rede, desenvolvendo políticas pelo lado da oferta, em especial na vertente das políticas de serviços, e pelo lado da demanda, com políticas sistêmicas para o grupo de serviços identificado na análise do elo produtivo deste trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-05-20

Cómo citar

RIBEIRO, H. M. D. .; OLIVEIRA, W. F. C. .; PINHEIRO, S. F. . Sistema Local de Inovação: uma avaliação para o município de Governador Valadares- MG. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48281. Acesso em: 5 dic. 2025.