Aplicação de Dados da Pesquisa Nutricional para Estímulo de Hábitos Alimentares Adequados

Autores

  • Antônio Frederico de Freitas Gomides Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Cibele Velloso Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Fernanda de Oliveira Ferreira Andrade Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Gisele Queiroz Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Maria Anete Santana Valente Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Nilcemar Rodrigues Carvalho Cruz Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Thaisa Netto Souza Valente Frossard Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Bruna Gomes Botelho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Natalia Smider de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Raquel Teixeira Vigiani Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Sobrepeso infantil, Avaliação antropométrica, Educação alimentar e nutricional

Resumo

Estudos apontam para um inadequado consumo alimentar por crianças e adolescentes, com preferência de alimentos de alto valor calórico, ricos em gordura saturada, colesterol, açúcar e sal, além da ingestão de quantidades reduzidas de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, como frutas, hortaliças e cereais integrais (ASSIS et al., 2010; IULIANO et al., 2004; GARCIA et al., 2003). Elaborar e aplicar instrumentos de educação nutricional adequados ao perfil e às necessidades das crianças e adolescentes matriculados em escola pública, participantes de uma pesquisa. O público alvo/beneficiário foi de 107estudantes de uma escola pública de Governador Valadares, Minas Gerais. Para a avaliação antropométrica foram aferidos peso e altura de acordo com técnicas padrão utilizando balança digital com precisão de 0,1 kg (Sanny®) e estadiômetro com precisão de 0,1 mm (Alturaexata®). O índice de massa corporal (IMC) foi calculado e utilizado para análise do peso corporal de acordo com o índice IMC/idade, enquanto a altura foi analisada pela estatura/idade. A classificação do estado nutricional foi de acordo com os pontos de corte propostos pelas Curvas de Crescimento da OMS de 2007. Para elaboração dos instrumentos e organização das atividades educativas, utilizou-se como referência materiais educativos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, cartilhas desenvolvidas pela Coordenação de Vigilância Nutricional, Seminário de extensão Universitária e artigo cientifico da área. A
prevalência de sobrepeso e obesidade foi de 15,89% e 12,15%%, respectivamente. O baixo peso e baixa estatura foi de 4,67%. As atividades educativas foram realizadas em oito encontros durante 2 meses, com duração aproximada de 30 minutos cada, em sala de aula e com o acompanhamento dos professores regentes. As ações de educação alimentar e nutricional, mesmo quando desenvolvidas em período curto de tempo, se consolidam como uma crucial estratégia de promoção de hábitos alimentares saudáveis, principalmente na infância, quando são construídos os primeiros hábitos.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

GOMIDES, A. F. de F. .; RODRIGUES, C. V. .; ANDRADE, F. de O. F. .; CARVALHO, G. Q. .; VALENTE, M. A. S. .; CRUZ, N. R. C. .; FROSSARD, T. N. S. V. .; BOTELHO, B. G. .; OLIVEIRA, N. S. de .; VIGIANI, R. T. . Aplicação de Dados da Pesquisa Nutricional para Estímulo de Hábitos Alimentares Adequados. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48193. Acesso em: 5 dez. 2025.

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