NIFRAM

Uma Abordagem de Cultura e Gênero Para o Fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência

Autores/as

  • Denis Alves Perdigão Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Juliana Goulart S. do Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ana Cláudia Rodrigues Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Barbara Novais Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Christyan Gontijo de Araújo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Clarissa Freitas Martins Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Késsia Nayane Figueiredo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Yuri Coelho Leal Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Jeanine Águia Santos Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Rede, Violência, Mulher

Resumen

A violência contra a mulher em uma perspectiva de análise mais ampla pressupõe e consta em si vertentes culturais da sociedade na qual os atores da mesma se inserem, bem como as questões das afirmações e reafirmações de gêneros construídas. O que se observa é que o enfrentamento da violência não ocorre de maneira eficaz podendo se prolongar no tempo se os diversos membros da rede de enfrentamento da violência não se fizerem presente e ativos em sua atividade cotidiana e em suas construções estratégicas. É nesse viés, que o NIFRAM colaborou com o fortalecimento da rede protetiva de atenção às mulheres em situação de violência em Governador Valadares. Dentre os membros que integram de forma ativa a composição da rede para o enfrentamento da violência, cita-se: CREAS, PAEFI, CRAS, Hospital Regional, CAPS AD, NASF, ESF, MP, PC, PM, DP e TJ demais órgãos do terceiro setor para compor e articular a rede de enfretamento da violência. Tal objetivo foi buscado através da execução de metodologias ativas com a proposição de reuniões e um desenvolvimento de agenda de estratégias para a rede, além de capacitação interdisciplinar dos membros da mesma, com foco inicial nos membros que estão na ponta do atendimento, como agentes comunitários de saúde, enfermeiros, assistentes sociais e policiais. Em uma proposição de contribuição para a constituição de uma cultura de equidade de gênero e de combate a práticas discriminatórias e melhoria do atendimento das mulheres vítimas de violência pela rede pública de saúde. Observa- se como resultado nesse primeiro momento o trato de demanda social de ordenação dos atendimentos às mulheres em situação de violência; a contribuição para construção de estratégia pública afirmativa de enfrentamento da violência doméstica; a mobilização integrativa dos atores da rede, bem como interlocução entre os mesmos em contínuo (re)desenho de políticas públicas que estejam em consonância com as demandas ofertadas pelos recontornos sociais. Ademais, salienta-se que com importantes conquistas, pôde-se compreender as falhas no percurso e na tratativa dispensada as mulheres em situação de violência em Governador Valadares e, por meio da realização de
encontros interdisciplinares dos membros da rede, pode-se estabelecer vínculo de atuação entre os mesmos como forma de fortalecimento das ações integradas da rede, bem como a contribuição para a formação e execução de uma agenda integrada de discussão dos avanços e desafios da rede. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-05-20

Cómo citar

PERDIGÃO, D. A. .; NASCIMENTO, J. G. S. do .; FERREIRA, A. C. R. .; SANTOS, B. N. .; ARAÚJO, C. G. de .; MARTINS, C. F. .; FIGUEIREDO, K. N. .; LEAL, Y. C. .; SILVA, J. Águia S. . NIFRAM: Uma Abordagem de Cultura e Gênero Para o Fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48152. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a