Inter-relação entre doença periodontal e transtornos neuropsíquicos em pacientes institucionalizados
Palabras clave:
Doenças Periodontais, Transtornos Mentais, Pessoas com DeficiênciaResumen
A doença periodontal (DP) tem sido associada à patogênese de doenças sistêmicas, como pneumonia, cardiopatia, diabetes, entre outras (KINANE & BOUCHARD, 2008). Recentemente, desordens neurodegenerativas têm sido associadas a maior prevalência de DP. Indivíduos com necessidades especiais, sobretudo os institucionalizados, apresentam risco particular para essas doenças sistêmicas e para a DP (ANDERS & DAVIS, 2010). Devido a deficiência da higiene bucal, os achados deste estudo permitiram avaliar a manifestação da DP de maneira homogênea no que diz respeito ao acúmulo de biofilme. Neste estudo, objetivamos analisar se há uma inter-relação entre a DP e os transtornos neuropsíquicos nos pacientes institucionalizados da Associação Santa Luzia (ASL). O levantamento epidemiológico diagnosticou a DP avaliando a profundidade de sondagem (PS) e o nível de inserção clínica (NI) em 6 sítios por dente, assim como Índice de placa visível (IPV) e Índice de sangramento gengival (ISG) e SS (sangramento a sondagem). Através de pesquisa dos prontuários identificamos patologias de base, comorbidades, uso de medicamentos e grau de autonomia através dos critérios de Braden (BERGSTROM & BRADEN, 2002). O software Prism 5 (GraphPad Software Inc., La Jolla, CA, EUA) foi usado para análise estatística. Indivíduos com transtornos mentais institucionalizados apresentaram maiores níveis de PS e NI comparados ao grupo de indivíduos saudáveis. Doenças psiquiátricas e uso de antipsicóticos estiveram associados a severidade de DP, assim como o uso de Bisperideno neste grupo demonstrou reduzir médias de PS e ISG. O deficiente controle do biofilme periodontal nos internos com transtornos neuropsíquicos podem estar associados a maior severidade de periodontite neste grupo - O uso da droga Cloridrato de Bisperideno foi associado a melhores níveis de PS e ISG no grupo de pacientes dependentes de drogas antipsicóticas - Estudos clínicos são necessários para estabelecer plausibilidade biológica da associação entre DP e o uso de drogas antipsicóticas assim como o provável efeito benéfico do Bisperideno nos tecidos periodontais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cleverton Correa Rabelo, Bruna Aysha Alves e Silva, Diego Machado de Oliveira, Thiago Vinicius Ávila, Fernanda de Oliveira Bello Corrêa, Sibele Nascimento De Aquino, Ana Emília Faria Pontes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).