Integrando saberes
proposta de reflexão, qualificação e construção de uma disciplina interdisciplinar para os cursos da área da saúde de uma universidade pública de Minas Gerais
Palabras clave:
Docentes, Relações interprofissionais, Educação em saúdeResumen
O perfil dos profissionais de saúde mostra-se insuficiente para o atendimento das necessidades sociais em saúde. A construção de estratégias de ensino pautadas na problematização, metodologia ativa, integração ensino-serviço e interprofissionalidade contribui para reorientação do modelo de atenção. Objetivo: Analisar a percepção de docentes da área da saúde sobre educação interprofissional e o processo de construção participativa e implantação de uma disciplina optativa integradora dos cursos da área da saúde na Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV). Método: Tratou-se de um projeto de pesquisa de intervenção, analisado na modalidade da pesquisa-ação. É uma investigação social com base empírica, concebida e realizada em estreita associação com uma ação na qual a pesquisadora e os participantes representativos da situação estão envolvidos de modo participativo. Para tanto, foram realizados dois grupos focais com docentes e um grupo focal com estudantes da área da saúde, observação participante, entrevistas semi-estruturadas, análise documental e um processo de capacitação, que foi monitorado e avaliado, para construção e implantação de uma disciplina interprofissional. Resultados: O processo apresentou a possibilidade de maior entrosamento e comunicação intercursos, troca de saberes e empoderamento para mudanças na prática docente. Entre os desafios podem ser citados a dificuldade de horário em comum, a visão ainda fragmentada da formação em saúde e a dificuldade de estender o processo a todos os docentes. As categorias que emergiram do processo de análise dos diários de classe foram: "a vivência na capacitação como estímulo para mudanças na prática docente", "a vivência na capacitação como indutora de reflexões sobre a prática docente", "a diversidade contribui para um bom trabalho em equipe, o trabalho em equipe potencializa os resultados", "necessidade de oferecimento de mais cursos de desenvolvimento docente" e "o excesso de informações novas dificultou a compreensão dos conteúdos". Espera-se que os resultados permitam avanços na direção da conformação de práticas docentes e arranjos curriculares que atendam as necessidades de saúde e os princípios do SUS.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Luísa Fernandes Bicalho, Lélia Cápua Nunes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).