Hierarquia de moeda e comércio regional
lições da união europeia de pagamentos para o Mercosul
Palabras clave:
Hierarquia de moedas, Países periféricos, MercosulResumen
O sistema monetário e financeiro internacional (SMFI) contemporâneo é caracterizado por taxas de câmbio flutuantes, pela ampla mobilidade de capitais e por uma hierarquia de moedas que tem o dólar norte-americano como núcleo. De fato, nesse sistema, o dólar norte-americano constitui a moeda-chave, a partir da qual se posicionam de maneira hierarquizada as demais moedas: primeiramente, as moedas centrais (euro, iene, libra, etc.), e, na sequência, as moedas periféricas emitidas pelos países em desenvolvimento. O objetivo desta pesquisa de iniciação científica foi identificar os impactos da hierarquia de moedas na dinâmica econômica das nações que compõem a periferia do capitalismo global. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter bibliográfico e documental. Neste percurso, houve uma observância em fontes de informações secundárias, estas relativas a textos produzidos por estudiosos da área de Economia Internacional, Economia Política Internacional, Macroeconomia e Relações Internacionais. Verificou-se que a dimensão hierárquica do SMFI - usualmente negligenciada pela teoria econômica convencional, de cunho neoclássico -, além de sujeitar os países periféricos à maior vulnerabilidade externa e à maior instabilidade das taxas de câmbio e de juros, também afeta o comércio entre essas nações, já que o uso de divisas na liquidação das trocas pode gerar barreiras comerciais significativas. Sendo assim, o exame dos desafios do projeto integracionista sul-americano, dentre os quais o fortalecimento do Mercosul (Mercado Comum do Sul), não pode desprezar os impactos da assimetria monetária no comércio regional.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2025-05-14
Cómo citar
CRUZ, F. N. da . .; SILVA, J. M. S. . .; PORTUGAL, A. P. . . Hierarquia de moeda e comércio regional: lições da união europeia de pagamentos para o Mercosul . Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48040. Acesso em: 5 dic. 2025.
Número
Sección
Artigo de eventos
Licencia
Derechos de autor 2025 Felipe Nogueira da Cruz, João Marcos Salmen Silva, Adriele Pereira Portugal

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).