Gerenciamento da terapia medicamentosa na atenção primária à saúde
gestão da prática
Palavras-chave:
Gerenciamento da terapia medicamentosa, Gestão da prática, Pesquisa qualitativaResumo
O farmacêutico é o profissional da saúde responsável por atender as necessidades farmacoterapêuticas dos pacientes por meio da resolução e prevenção de problemas relacionados ao uso de medicamentos (PRM). A oferta dos serviços de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM) é uma forma de concretizar essas ações nos estabelecimentos de saúde, uma vez que esse modelo de prática profissional tem apresentado resultados clínicos, econômicos e humanísticos positivos. Assim, o objetivo do presente trabalho foi compreender o processo de definição de atribuições e responsabilidades dos diferentes envolvidos no planejamento, implantação e oferta de serviços de GTM no âmbito da UFJF-GV e dos cenários de prática por ela apoiados. Para isso, utilizou-se a pesquisa qualitativa com realização de observação participante e entrevistas semi- estruturadas com a equipe da universidade envolvida com os serviços de GTM sob investigação. Um dos principais resultados observados até o momento é o engajamento e a satisfação dos docentes, técnicos e estudantes em assistir pacientes, embora tenham relatado a necessidade de observação in loco antes da realização da prática clínica. Além disso, pode-se observar que o docente tem a competência de estimular reformas curriculares voltadas para a prática clínica, o técnico tem a função de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem do discente no âmbito da prática e o aluno tem o papel de transformar o serviço de saúde, seja durante o período de estágio ou ao se inserir no mercado de trabalho. Ao desenvolver esse projeto, a equipe buscou contribuir para um melhor planejamento e desenvolvimento de serviços semelhantes em outras instituições de ensino e de saúde, visando a consolidação da oferta dos serviços de GTM nos estabelecimentos de saúde, sobretudo aqueles que recebem estudantes de graduação em Farmácia. Além disso, o desenvolvimento desses serviços pode beneficiar os pacientes no presente e no futuro, uma vez que são assistidos continuamente pelos farmacêuticos da universidade e dos serviços apoiados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luisa Assis Sentinele, Simone de Araújo Medina Mendonça

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).