Treinamento Profissional Acadêmico
Gestão e organização de um espaço de atenção à saúde
Palabras clave:
Gestão em Saúde, Espaço Multiprofissional, Otimização de ServiçoResumen
Introdução: A Clínica Escola de Fisioterapia e o consultório da Farmácia Universitária
da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares (UFJF/GV)
foram institucionalizados com intuito de atender a demanda de disciplinas práticas e
de estágios dos cursos de Fisioterapia e Farmácia, respectivamente. Adicionalmente,
por meio dos serviços ofertados, esses espaços visam atender parte da necessidade
de saúde da comunidade de Governador Valadares - MG. Objetivos: Auxiliar na gestão
e organização burocrática da Clínica Escola, treinar estratégias de direcionamento
e orientação do público assistido no serviço e elaborar procedimentos operacionais
padrão (POPs). Metodologia: Até o momento, foi realizada a análise qualitativa e
quantitativa de 330 prontuários de pacientes atendidos de janeiro de 2017 a julho de
2019 na Clínica Escola de Fisioterapia. Tal análise foi realizada por meio da técnica
de análise temática, utilizando como categorias os dados pessoais, que incluem
informações sociodemográficas, e as informações relacionadas ao atendimento
propriamente dito e às condições de saúde dos pacientes. Resultados: Dos 330
prontuários de pacientes atendidos nas atividades de estágio da Clínica Escola
de Fisioterapia, 54% corresponde a pacientes do sexo feminino, 37% a solteiros e
36% relataram estarem empregados. A área de atendimento de traumato-ortopedia
apresentou maior número de atendimentos, correspondendo a 216 (65%), seguida
por 31 (9%) de pediatria e 24 (7%) de neurologia/adulto. Quanto ao número de
sessões, 93 (28%) pacientes realizaram até 10 sessões, 121 (36%) pacientes
realizaram de 11 a 20 sessões, 87 (26%) pacientes foram atendidos em mais de 20
sessões e os demais (8%) não tiveram o número de atendimentos contabilizados. A
variação dos dados se dá, provavelmente, pela diversidade de condições atendidas, que culmina em maior heterogeneidade dos pacientes assistidos. Importância:
O espaço representa um rico cenário para o treinamento de competências de
gestão e organização de um espaço multiprofissional de atenção à saúde. Assim,
além de aprimorar o funcionamento dos referidos espaços de atenção à saúde, o
treinamento profissional permite o desenvolvimento e crescimento profissional e
pessoal, dos discentes envolvidos, com impacto positivo na formação acadêmica e,
futuramente, na inserção destes no mercado de trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Alessa Sin Singer Brugiolo, Clarissa Campos Barbosa de Castro, Paulo Henrique Dias de Carvalho, Lívia Fabiana Saço, Rosemary Elaine Ferreira Reis, Rayane Quintão Castro, Daniela Laranjeira dos Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).