Monitoria de Handebol

Autores/as

  • Renato Siqueira De Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Victória Maria Leão Dutra Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Handebol, Monitoria, Educação Física, Aprendizagem

Resumen

A monitoria acadêmica da disciplina da Handebol, oferecida para os alunos do quarto período do curso de Educação Física, tem como objetivo facilitar o ensino aprendizagem dos discentes com os conteúdos ofertados na disciplina que compreende 60 horas de atividades sendo 30 horas de atividades teóricas e 30 horas de atividades práticas onde 15 horas são de prática como componente curricular e ainda despertar o interesse por parte do aluno monitor no seguimento na carreira acadêmica. Como metodologia adotamos, a forma ativa de aprendizagem, nesse processo a aprendizagem se dá de forma criativa, onde o aluno monitor torna-se ativo, atuando, discutindo, construindo e repassando conhecimento aos demais
alunos. O aluno monitor como já passou pela disciplina anteriormente, já dispões de conhecimento suficiente para ajudar os novos alunos e facilitar o processo de ensino aprendizagem. A monitoria acadêmica acontece através de diversas ações realizadas em conjunto pelo professor da disciplina e monitor que pode ser bolsista ou voluntário. As ações mais comuns são as de adaptação do plano de curso, elaboração de trabalhos avaliativos, correção de avaliações e trabalhos, ministrar aulas sob supervisão do professor e encontros com os alunos matriculados na disciplina com o intuito de esclarecimento de dúvidas semanalmente. A aluna monitora responsável se dispõe seis horas semanais que são distribuídas em acordo com o professor, nesse caso elas são distribuídas entre as aulas da
disciplina e disponibilidade de horários para que os alunos agendem reforço ou para
elaboração outras tarefas. Como resultados, temos um menor índice de reprovação na disciplina, pois, os alunos dispõem de mais uma ferramenta para auxilia-los na construção e fixação do conhecimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula. A aluna monitora, desperta o interesse por seguir na carreira acadêmica, além disso a monitoria contribui de maneira significativa para que ao terminar o curso, este aluno saia como uma experiência superior em relação ao aluno que não teve a vivência da monitoria, ou seja um profissional mais qualificado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-05-20

Cómo citar

SOUZA, R. S. D. .; DUTRA, V. M. L. . Monitoria de Handebol. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47857. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a