Monitoria de Farmacologia Clínica como forma ativa de aprendizagem

Autores/as

  • Thiago Vinicius Ávila Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ana Letícia de Oliveira Figueiredo Alessandri Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Júlia Fontes Parizzi Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Samuel Sousa Viana Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Sara Fiorillo Rocha de Resende Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Yan Oliveira Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Monitoria, Grupo de Estudo, Aprendizagem

Resumen

Objetivos: O projeto de monitoria tem como objetivo auxiliar alunos que apresentem
dúvidas na disciplina de Farmacologia (para os cursos: medicina, nutrição e
odontologia), de forma didática e prática, muitas vezes com métodos diferentes
daqueles utilizados em sala de aula. Assim, desenvolve habilidades no monitor, o qual
também é beneficiado com a atividade. Metodologia: durante o desenvolvimento
do projeto de monitoria, o monitor possui a oportunidade de dedicar à temática
da farmacologia e desenvolver a habilidade de didática e comunicação, a qual
normalmente é aprofundada durante a graduação. Ainda, nota-se que durante as
atividades, a relação entre monitores, alunos e professor é ampliada, havendo
trocas de informações e experiências essenciais para o crescimento pessoal e
profissional. Na prática, ocorrem os plantões de atendimento, em que os monitores
se disponibilizam para esclarecer dúvidas e oferecer informações adicionais aos
discentes. Dentro do projeto, a principal atividade realizada foi a aplicação dos
Grupos de Estudos. Consiste em um grupo de discussão em que casos clínicos
são apresentados, e os graduandos em conjunto com os monitores debatem as
problemáticas clínicas, que estão correlacionados a teoria, auxiliando na fixação
do conhecimento. Resultados: os alunos encontram um amparo para elucidação de
dúvidas e os monitores desenvolvem competência e aptidão para diferentes funções
da vida acadêmica. Importância para formação acadêmica dos discentes: sendo
assim, a partir do apresentado, conclui-se que o projeto de monitoria constitui uma
via de mão dupla em benefícios para os alunos participantes. Por fim, a monitoria
também se mostra como uma porta aos alunos que pretendem uma vida profissional
na docência, uma vez que prepara para atividades nitidamente relacionadas a ela.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-05-20

Cómo citar

ÁVILA, T. V. .; ALESSANDRI, A. L. de O. F. .; PARIZZI, J. F. .; VIANA, S. S. .; RESENDE, S. F. R. de .; PEREIRA, Y. O. . Monitoria de Farmacologia Clínica como forma ativa de aprendizagem. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47856. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a