Relato de Experiência
Uma Visão da Importância do Exercício da Monitoria de Metabolismo e Genômica Nutricional
Keywords:
Monitor, Ensino, Aprendizagem, Metabolismo, Genômica NutricionalAbstract
O exercício da monitoria é uma prática comumente observada nas instituições
de ensino superior, onde ocorre a inserção dos alunos monitores em atividades
extracurriculares. Desta forma, a monitoria é uma modalidade de ensino e
aprendizagem, que fomenta a formação integrada do aluno nas atividades de ensino
dos cursos de graduação. Contudo, esta prática visa ainda promover benefícios
tanto para os alunos, quanto para o professor, além do próprio aluno monitor. Assim,
esta propicia a união da teoria e a prática, possibilitando um estudo mais acurado
dos conteúdos, que outrora não é possível abordar em sala de aula. Portanto,
objetiva promover o auxílio no desenvolvimento e evolução da disciplina, com o
intuito de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O trabalho de monitor
decorre durante todo o semestre, em turno integral, de acordo a disponibilidade de
horário em comum com os demais discentes da disciplina, perfazendo um total de
6 horas semanais. Logo, a troca de conhecimento se dá mediante a explanação das
dúvidas dos alunos e auxiliando na resolução de situações problemas passadas
pelos professores no âmbito da sala de aula. O contato entre alunos permite a
identificação das dificuldades e fragilidades destes, auxiliando ao professor na
elaboração de estratégias para amenizá-las. Evidência-se assim, a importância
da presença de um monitor na disciplina Metabolismo e Genômica Nutricional,
pois é o momento de transição entre as disciplinas básicas para conteúdos mais
específicos, oferecendo suporte para formação de uma bagagem e aplicação na
prática em nutrição. É importante ressaltar que a prática da monitoria representa um
grande desafio, porque, além de ser uma experiência nova, exige uma postura mais
séria, para atender os alunos angustiados e ansiosos, decorrente da necessidade de
aprender, bem como para elaborar ferramentas pedagógicas capazes de estimular
a busca dos discentes pelo monitor, pois a demanda, muitas vezes é insatisfatória.
Porém, o exercício da monitoria excede o caráter obrigatório, abrange aspectos de
ganho pessoal e intelectual, no desenvolvimento de relações interpessoais, bem
como no desenvolvimento das habilidades inerentes à docência, aprofundamento
em conhecimentos específicos e a contribuição com o processo de ensinoaprendizagem dos alunos monitorados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Maria Anete Santana Valente, Deysimara de Cássia Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).