Monitoria da disciplina Desenvolvimento Neuropsicossesoriomotor e intervenção precoce
Palabras clave:
Desenvolvimento Infantil, Fisioterapia, Saúde da CriançaResumen
A disciplina Desenvolvimento Neuropsicossensoriomotor e Intervenção Precoce é
destinada aos alunos do curso de graduação em Fisioterapia e visa proporcionar
aos mesmos conhecimentos técnico-científicos sobre o desenvolvimento
neuropsicossensoriomotor de lactentes e crianças desde o nascimento até os
6 anos de idade necessários para avaliar adequadamente o lactente e a criança,
reconhecer e diferenciar o desenvolvimento típico e atípico, identificar atrasos
ou alterações no desenvolvimento e propor encaminhamento e estratégias de
tratamento fisioterapêutico para esta população de acordo com a faixa etária e as
alterações apresentadas. Objetivos: A monitoria da referida disciplina tem como
objetivos despertar nos monitores a vocação pela carreira do magistério; oferecer
aos monitores oportunidades de desenvolvimento de habilidades docentes;
aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos dos monitores com relação ao
conteúdo da disciplina e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, através
da interação entre os monitores, professora orientadora e os demais alunos.
Metodologia: Para alcançar estes objetivos, os monitores participam de aulas
teóricas e práticas, elaboram e ministram aulas, participam da elaboração e
correção de trabalhos e provas, além de disponibilizarem uma carga horária semanal
para esclarecimento das dúvidas dos alunos. É importante esclarecer que todas
as atividades desenvolvidas são supervisionadas pela professora orientadora, no
sentido de proporcionar aos monitores maior crescimento pessoal e profissional.
Resultados alcançados: A cada semestre 30 alunos se beneficiam com a presença
dos monitores em sala de aula e com as atividades desenvolvidas pelos mesmos.
Importância para a formação acadêmica dos discentes: Esta iniciativa é de grande
importância para o processo de formação pessoal e profissional, ampliando as
oportunidades dos discentes durante a graduação, principalmente no que se refere
ao interesse pela carreira docente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Alessa Sin Singer Brugiolo, Thamires Gabriela Silva Santos, Pedro Henrique Faria Melquiades

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).