ESTUDO DOS DADOS DA COBERTURA VACINAL NA MACRORREGIÃO LESTE DE SAÚDE DE MINAS GERAIS NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO PROGRAMA DE IMUNIZAÇÕES – SI-PNI.

Authors

  • Yara de Oliveira Pena Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Weslley Augusto Pessanha da Rocha Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rivadávia Fernandes da Silva Neto Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Gabriela Sousa Leandro Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Waneska Alexandra Alves Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Tatiane Bettoni Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Keywords:

Programa Nacional de Imunizações, Cobertura Vacinal, Epidemiologia Descritiva, Sistemas de Informação em Saúde

Abstract

INTRODUÇÃO O Programa Nacional de Imunização (PNI) oferece na atenção primária diversas vacinas desde o nascimento para diversas doenças, e é classificado como referência mundial pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), sendo o responsável por toda a cobertura vacinal do país. OBJETIVO Compreender o perfil da cobertura vacinal de diversas doenças imunopreveníveis na Macrorregião Leste de Saúde de Minas Gerais, no período de 2015 à 2021.  METODOLOGIA Estudo observacional descritivo com dados obtidos no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI/CGPNI/DEIDT/SVS/MS), no período de 2015 a 2021. Foram utilizados dados relacionados aos tipos de imunobiológico, doses aplicadas, ano, local e faixa etária. RESULTADOS E DISCUSSÃO A análise demonstrou reduções da cobertura vacinal de todos os imunobiológicos pesquisados do ano de 2019 para os anos de 2020 e 2021, com exceção do DTP que permanece zerado desde 2017. O número de doses aplicadas também foi uma variável que reduziu de 2019 para 2021, assim como a cobertura vacinal, com exceção do imunobiológico
destinado à prevenção do rotavírus humano e da Influenza que aumentou. Com relação às taxas de abandono, as microrregiões de saúde que apresentam maior taxa de abandono são Peçanha, com 24,6 em 2021, e Mantena, com 26,4 em 2021. CONSIDERAÇÕES FINAIS Torna-se elemento fundamental a notificação nos Sistemas de Informação em Saúde referente ao PNI. Além disso, é necessário a promoção de ações em educação em saúde, salientando a importância da vacinação em todas as faixas etárias, evidenciando as crianças e os recém-nascidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-05-21

How to Cite

PENA, Y. de O. .; GOMES, W. A. P. da R. .; SILVA NETO, R. F. da .; LEANDRO, G. S. .; ALVES, W. A. .; BETTONI, T. . ESTUDO DOS DADOS DA COBERTURA VACINAL NA MACRORREGIÃO LESTE DE SAÚDE DE MINAS GERAIS NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO PROGRAMA DE IMUNIZAÇÕES – SI-PNI. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 4, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48564. Acesso em: 5 dec. 2025.

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>