Influência da sexualidade e gênero dentro do mercado de trabalho no Vale do Jequitinhonha e Mucuri

Authors

  • Karina Gusmão de Moura Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Isadora Vilela Nunes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Keywords:

Heteronormatividade, Mercado de trabalho, LGBT

Abstract

O presente trabalho visa analisar as problemáticas enfrentadas por membros da comunidade LGBT(Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros), no que tange o mercado de trabalho no Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Como a sexualidade influencia na escolha de uma profissão e os pormenores enfrentados, em virtude da dificuldade de implantação dos direitos sociais dentro dessa mesma temática, apontando a divisão entre homens e mulheres não representando apenas uma divisão de tarefas, mas uma desigualdade de status e remuneração, sendo que para superar as desigualdades de gênero, é fundamental a desconstrução de papeis e espaços masculinos e femininos socialmente estereotipados. Observou-se por meios de estudos feitos por empresas de recrutamento como Elancers, a consultoria de engajamento Santo Caos e dados do acervo de estudos de gênero da UFVJM, que em torno de 20% das empresas em todo o Brasil não contratariam uma pessoa homossexual para um cargo específico. Ainda, entrevistas feitas com profissionais LGBT de 14 estados, na faixa etária de 18 a 50 anos, compondo um rol de diversos segmentos, já disseram ter sofrido discriminação direta por sua sexualidade, bem como relatam o constrangimento da discriminação velada. Se enfrentar o mercado de trabalho já é difícil para os heterossexuais, para a comunidade LGBT é triplamente maior. Não é a toa que grande parte dos funcionários LBGT optam por esconderem sua sexualidade por medo de perderem o emprego, e os que não conseguem uma colocação no mercado de trabalho estão optando por trabalhos autônomos ou se prostituindo, mesmo com bons currículos. Assim, faz-se necessário políticas públicas mais incisivas que visem promover ambiente de trabalho respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBT, sensibilizar e educar para o respeito de direitos por meios de campanhas, bem como estimular as empresas a contratarem este grupo, proporcionando o desenvolvimento econômico social local. E mais do que isso, cabe aos sindicatos denunciarem os atos de preconceito vindos da
empresa e de outros funcionários para punir os responsáveis. A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica qualitativa de cunho bibliográfico e documental, com o estudo de artigos, dissertações, teses, legislações e demais obras afins, pesquisados em forma física e eletrônica, para a orientação e o delineamento da pesquisa. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-05-20

How to Cite

MOURA, K. G. de .; NUNES, I. V. . Influência da sexualidade e gênero dentro do mercado de trabalho no Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48300. Acesso em: 5 dec. 2025.