Sorriso - canal digital
Keywords:
Odontologia, Educação, Saúde BucalAbstract
O advento da internet integra um dos mais importantes avanços tecnológicos da humanidade. Seu alcance aliado à sua rápida popularização demonstra como esta transfor-mação ocorreu, se tornando um dos meios de comunicação mais utilizados pela população atualmente. A internet é, hoje, um instrumento de formação de opinião, um espaço onde todos são fontes de conhecimento e de disseminação de informações. Neste contexto, aparece um novo formato de educação, no qual há necessidade de desenvolver um conjunto de atividades didático-pedagógicas a partir das tecnologias disponíveis. Assim, objetivou-se dinamizar, amplificar e atuar como ferramenta de atualização e propagação de informações relacionadas à odontologia. O grupo de pessoas abordados no presente projeto não tem restrição de idade, classe socioeconômica, cultural ou política. É composto por curiosos ou pacientes que irão ser submetidos a algum procedimento e buscam informações sobre os diferentes assuntos relacionados à odontologia. Engloba também acadêmicos pertencentes aos cursos de saúde em diferentes níveis de conhecimento e formação e profissionais já atuantes no mercado de trabalho que desejam atualizar seus conhecimentos. Através da criação do canal na plataforma digital YouTube, foi realizada uma postagem mensal contendo entrevista informativa, com duração aproximada de 15 minutos. Estas foram gravadas com câmera digital (Canon T6I Rebel) em uma sala da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares, padronizando qualidade de imagem, som e iluminação. Foram abordados os seguintes temas nas entrevistas: Laminados cerâmicos; Sorriso gengival; Clareamento dental; Lesões cervicais não cariosas; Overdentures; Próteses bucomaxilofaciais. Nesta plataforma digital, vídeos foram salvos e estão à disposição para serem assistidos a qualquer momento. O uso dos recursos disponíveis permite a complementação e o aprofundamento do conhecimento, se tornando dessa maneira, uma extensão do espaço físico do contexto acadêmico. Diante disto, constata-se uma aproximação entre população, acadêmicos e profissionais, fazendo com que o conhecimento se torne mais acessível, de forma prática e dinâmica, através de uma fonte com base científica introduzida em uma base de dados comum e acessível a todos.
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Copyright (c) 2025 Rhaíssa Ferreira Canutto, Camila Lima Temponi, Raquel Ribeiro de Oliveira, Amanda Lima Santos, Rodrigo Furtado de Carvalho

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