A Autopercepção Nutricional e Alimentar no Processo de Envelhecimento
Palabras clave:
Autoperceção, Educação Alimentar e Nutricional, Processos Grupais, Alimentação SaudávelResumen
Foi realizado um grupo educativo de alimentação e nutrição em uma comunidade no município de Governador Valadares, Minas Gerais, com adultos e idosos. Os participantes foram elegidos com os critérios: ter idade mínima de 30 anos e comparecer no mínimo em três encontros do grupo. O objetivo do projeto é realizar atividades educativas em nutrição e corporeidade para o autoconhecimento nutricional e da imagem corporal com os participantes de grupos. Como metodologia realizou-se um diagnóstico sobre autopercepção da alimentação e da imagem corporal dos participantes por meio da abordagem qualitativa
para o planejamento e desenvolvimento da ação. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, fundamentadas na entrevista reflexiva, com os participantes, conduzidas pelas pesquisadoras e estudantes do curso de Nutrição, treinados previamente. Para a condução, usou-se um roteiro de questões com a finalidade de conhecer os significados da imagem corporal e das escolhas alimentares dos participantes. As entrevistas foram gravadas em áudio, após, foram transcritas na íntegra e analisadas por meio da Análise de Conteúdo Temática. Foram executadas três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação, que envolveram leitura flutuante, formação de hipóteses, categorização e subcategorização, com o auxílio do software NVivo 11®. Foi realizado um grupo educativo fechado com oito encontros, baseados no Guia Alimentar para a População Brasileira, com 27 participantes sendo efetuadas 20 entrevistas antes da intervenção. No diagnóstico, em relação à autopercepção alimentar foram averiguadas as categorias: Dimensões cognitiva, afetiva, sensorial e de habilidade – com destaque para a presença da restrição alimentar em decorrência de alguma doença, da dicotomia da alimentação e da automatização nas escolhas alimentares. Quanto à autopercepção corporal foram constatadas as categorias: Relação afetiva com o corpo com ênfase em sentimento de tristeza, incômodo, conformação e desânimo; Corpo e fases da vida; Corpo funcional e;
Estética. A identificação das categorias foi fundamental para o planejamento e avaliação da ação educativa, bem como permitiu a validação da importância do trabalho educativo que envolva as relações com a alimentação, com o corpo e com a autoestima de adultos e idosos em processo de envelhecimento, favorecendo o empoderamento deste público para a realização de melhorias nas escolhas alimentares e no bem-estar.
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Derechos de autor 2025 Clarice Lima Alvares da Silva, Kellem Regina Rosendo Vincha, Maria Cristina de Albuquerque Barbosa, Nizia Araújo Almeida, Arthur Felipe Alves da Silva Souza, Danielle Floel Fernandes, Isabela Figueiredo e Souza, Laiane Mendes de Jesus Metzker, Luiza Carla Gomes dos Reis, Raquel Teixeira Vigiani, Yana Mayra Costa Patrício

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