Núcleo de Estudos Juventude e Sócio Educação - NEJUS
Keywords:
Internação, Adolescente, Sociedade, Agentes, (Re)ConstruçãoAbstract
O NEJUS é projeto de extensão que pretende articular os agentes envolvidos no atendimento aos adolescentes atores de ato infracional, especificamente, nos Municípios abarcados pelo Projeto Boa Vizinhança, a partir da centralidade da cidade de Governador Valadares, notadamente, por sediar o Centro Socioeducativo, a unidade de internação e a Casa de Semiliberdade. O projeto objetiva coordenar ações destinadas à organização, mobilização e qualificação para ações, serviços, órgãos e instituições envolvidas no sistema de atendimento socioeducativo, a fim de promover a (re)construção e (re)significação da política de atendimento integral e prioritário aos adolescentes em conflito com a lei, envolvendo a sociedade civil no fomento de espaços para (in)formar cidadãs e cidadãos ativos e atuantes, capazes de questionar e desconstruir a naturalização de fatores criminógenos que alcançam a juventude e estereótipos sociais. Busca-se mapear questões fundamentais a respeito dos atores envolvidos na política de atendimento, dos adolescentes e sociedade, e do próprio funcionamento dos aparelhos públicos e espaços sociais. As ações do projeto são pautadas em metodologias participativas, como forma de aproximar e vivenciar as experiências do outro, com oficinas de capacitação, rodas de conversa, palestras, visitas, exibição/debate de mídias, oitivas e aplicação de questionários, dando-lhes voz e eliminando intermediários. Há a realização de grupos de estudos e, como dinâmica de atuação e organização, busca-se a cooperação com membros da sociedade civil e autoridades locais, para a construção colaborativa de diagnósticos e possíveis soluções às dificuldades constadas. Foram realizadas oficinas de capacitação aos agentes socioeducativos sobre o SINASE, promoção de eventos in loco de breaking e grafite para os adolescentes; Workshop de Justiça Restaurativa e atividade de Hip Hop, objetivando o levantamento de limitações na execução das medidas socioeducativas, de profissionais e atendidos; identificação de elementos culturais e representações sociais da própria unidade e peculiaridade dos jovens. O projeto tem apresentado resultados práticos, mediante ações efetivas, como Projeto Jardinagem (com UFMG), Horta NAGÔ e evento de Grafitagem (com o curso de Educação Física), além de resultados também em produção científica, com artigo aprovado para apresentação no VII Seminário Internacional de Direitos Humanos e Pobreza (UFF).
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