UFJF-GV In Focus
Descobertas, Desafios e Intervenções na Região do Médio Rio Doce
Keywords:
Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador ValadaresAbstract
O Campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora completou, ao final do ano de 2018, seis anos de seu funcionamento, o que a princípio deveria conferir à UFJF um reconhecimento já disseminado na região, por suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Entretanto, apesar de atualmente não existirem ferramentas de mensuração do reconhecimento do Campus na região, e do seu impacto gerado na vida do cidadão, é de conhecimento amplo na comunidade acadêmica que a população ainda desconhece que existe uma universidade pública, gratuita e de qualidade na cidade. Ainda é comum na região a população buscar em faculdades particulares a oportunidade de cursar uma graduação, o que gera necessidade de complementar a renda com uma atividade laboral, durante os outros turnos, para custeio dos estudos, sem saber da possibilidade de cursar a graduação gratuitamente na UFJF-GV, e ainda ter a chance de se obter auxílios estudantis durante o curso. Assim, o projeto propõe converter o conhecimento gerado na universidade em linguagem acessível à população, utilizando para esse fim instrumentos de comunicação direta com a população, criados e alimentados por uma equipe multidisciplinar. Nesta direção, o projeto tem como finalidade entender a estrutura de comunicação existente no Campus, valorando a troca de saberes e a integração entre os diferentes atores envolvidos na produção de pesquisa, divulgação e prática extensionista. Para alcançar os objetivos, investiga-se na busca de resposta à questão: Qual a percepção desses atores acerca do ensino, das descobertas científicas e das inovações e ações extensionistas desenvolvidas pela Universidade no âmbito do território do Médio Rio Doce? Nesta etapa, a equipe fez a revisão da literatura sobre comunicação institucional e construiu a identidade visual do projeto. Com base na metodologia qualitativa, aplicou-se a técnica de grupo focal, envolvendo doze estudantes, de seis cursos da área de saúde. Após a análise dos relatos, concluiu-se: i) O acesso ao site e o uso oficial do Instagram devem ser ampliados, tendo em vista a centralidade institucional do site e a maior difusão do Instagram como rede social. ii) Padronizar a denominação de cada espaço utilizado pela UFJF com a finalidade de melhor identificar a presença do campus na cidade. Avalia-se que as ações do projeto devem ser mantidas e aperfeiçoadas para que a UFJF-GV atinja a população, consolidando, ainda mais, seu impacto na região do Médio Rio Doce.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Fábio Alessandro Pieri , Devani Tomaz Domingues, Dante Rodrigues dos Santos, Gabriella Ramos de Moura, Ivan Bretas Vasconcelos, Sebastião Júnior dos Santos, André Batista Rodrigues, Júlia Barbosa Gil, Pedro Hiago Cerqueira Barros

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).