Territorialização, diagnóstico situacional e Planejamento Estratégico Situacional (PES) na Unidade de Atenção Primária à Saúde/ Estratégia Saúde da Família Santa Rita I
Keywords:
PET-Saúde/Interprofissionalidade, Educação Interprofissional, Ensino-serviço-comunidadeAbstract
O PET-Saúde/Interprofissionalidade é uma política pública interministerial que faz
parte do conjunto de atividades previstas nas linhas de ação do plano nacional para
a implementação da EIP (Educação Interprofissional) no país. Tem como objetivo
a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade, promoção
de mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais para os
cursos de graduação na área da saúde, envolvendo atores do SUS e da comunidade
acadêmica, com foco na interprofissionalidade, fortalecendo o conceito de
humanização do cuidado e o princípio da integralidade da assistência no contexto
das redes colaborativas na formação para o SUS. As atividades realizadas até o
momento tiveram como objetivos reconhecer o território, realizar o diagnóstico
situacional e implementar o Planejamento Estratégico Situacional (PES) para
nortear ações de intervenção no cenário de prática onde a equipe está inserida. A
territorialização e o reconhecimento da área adscrita foram pautados na obtenção
de dados relacionados à estrutura física, aos recursos humanos, à organização do
atendimento, à referência e contrarreferência na rede e às características gerais,
ambientais e epidemiológicas da população. As informações levantadas durante a
territorialização e o diagnóstico situacional contribuíram para a elaboração do PES, o
qual foi realizado por meio de oficinas com profissionais de saúde, gestores, usuários
e integrantes do PET-Saúde em quatro momentos: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. Os problemas elencados no momento explicativo do PES foram,
em ordem de prioridade: desvalorização pela comunidade dos serviços ofertados,
falta de capacitação dos profissionais, deficiência de comunicação com a gestão,
demora em exames especializados com; falta de medicamentos, não adesão dos
usuários ao tratamento. As ações e operações de intervenção foram estabelecidas
para o alcance da imagem-objetivo “promover a valorização pela comunidade
dos serviços de saúde ofertados pela ESF”. A vivência no PET oportunizou para
os estudantes várias experiências no campo de prática, como a participação em
reuniões do conselho local de saúde, atendimentos interprofissionais, reuniões
de matriciamento do NASF, desenvolvimento de habilidades de comunicação e
colaborativas. Além disso, proporcionou um olhar crítico e reflexivo da realidade de
saúde da população e dos serviços de saúde.
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Copyright (c) 2025 Erika Guerrieri Barbosa, Larissa de Freitas Bonomo, Nízia Araújo Vieira Almeida, Janaína Cristina Gomes, Claudete Pacheco Moreira Lima, Daniela Geber de Melo, Bianca Paixão Guedes, Manoel das Núpcias Aguiar

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