A experiência acadêmica na atenção especializada na rede de saúde bucal

Resultados do programa PET-SAÚDE GRADUASUS

Authors

  • Carlos Eduardo Pinto de Alcântara Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mabel Miluska Suca Salas Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Christiane Carvalho Murta Botelho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Luany Tavares Faquini Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Patricia Vitor de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ana Maria Lucas Guimarães Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Bruna Bruschi Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Daniella Andrade Guimarães Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Keywords:

Atenção Especializada, PET-Saúde GraduaSUS, Formação Profissional, Odontologia, Integração ensino-serviço-comunidade

Abstract

Objetivo: O presente estudo tem por objetivo realizar um relato das vivências
dos discentes que participaram do programa PET-Saude GraduaSUS inseridos
no serviço odontológico especializado em Governador Valadares. Metodologia:
Trata-se de um relato da experiência de um dos grupos tutoriais de odontologia do
programa PET-Saúde GraduaSUS, que atuou na atenção secundária e terciária no
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Hospital Municipal de Governador
Valadares (HMGV). Entre 2017 e 2018 o grupo realizou atividades de diagnóstico
e planejamento estratégico situacional nos cenários práticos para priorizar um
problema e formular e realizar uma intervenção. Adicionalmente foram realizados
acompanhamentos clínicos de tratamentos odontológicos especializados em
ambos cenários. Resultados: No CEO foi detectado absenteísmo dos pacientes às
consultas devido à falta conhecimento dos fluxos de referência e contrarreferência
após o encerramento do tratamento. O planejamento de intervenção situacional
objetivou a confecção de instrumentos explicativos e informação aos usuários
através de atividades na sala de espera. A forma de avaliação das ações foi a partir
da aplicação de um questionário. No CEO, 64% dos usuários que participaram eram
do sexo feminino e residentes da zona urbana do município. Após a apresentação do
banner 90% dos usuários relataram que melhorou o entendimento sobre os passos
após tratamento no CEO e a necessidade de acompanhamento de saúde bucal nas
UBS. No HMGV, foi observada que a odontologia terciária não apresentava vínculo com a atenção secundária e primária odontológica. Adicionalmente, foi identificado
que a odontologia hospitalar realizada engloba o atendimento das áreas de urgência e
emergência, atendimento a pacientes com necessidades especiais e procedimentos
na UTI, porém os participantes não tiveram acesso para realizar intervenções. Foram
realizadas atividades de educação em saúde na ala de internação infantil. Todas as
mães e crianças que participaram das ações demonstraram interesse participando
ativamente, perguntando e tentando sanar duvidas sobre diversos agravos à saúde
bucal e técnicas de hi giene bucal. Importância para a formação acadêmica
dos discentes: As experiências permitiram o envolvimento prático e a aquisição
de conhecimento sobre a atenção especializada, destacando a importância da
articulação entre os pontos da atenção das redes de saúde, e a inclusão do usuário
no processo de atenção em saúde. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-05-20

How to Cite

ALCÂNTARA, C. E. P. de .; SALAS, M. M. S. .; BOTELHO, C. C. M. .; FAQUINI, L. T. .; SOUZA, P. V. de .; GUIMARÃES, A. M. L. .; OLIVEIRA, B. B. .; GUIMARÃES, D. A. . A experiência acadêmica na atenção especializada na rede de saúde bucal: Resultados do programa PET-SAÚDE GRADUASUS. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47899. Acesso em: 5 dec. 2025.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>