A experiência acadêmica na atenção especializada na rede de saúde bucal
Resultados do programa PET-SAÚDE GRADUASUS
Keywords:
Atenção Especializada, PET-Saúde GraduaSUS, Formação Profissional, Odontologia, Integração ensino-serviço-comunidadeAbstract
Objetivo: O presente estudo tem por objetivo realizar um relato das vivências
dos discentes que participaram do programa PET-Saude GraduaSUS inseridos
no serviço odontológico especializado em Governador Valadares. Metodologia:
Trata-se de um relato da experiência de um dos grupos tutoriais de odontologia do
programa PET-Saúde GraduaSUS, que atuou na atenção secundária e terciária no
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Hospital Municipal de Governador
Valadares (HMGV). Entre 2017 e 2018 o grupo realizou atividades de diagnóstico
e planejamento estratégico situacional nos cenários práticos para priorizar um
problema e formular e realizar uma intervenção. Adicionalmente foram realizados
acompanhamentos clínicos de tratamentos odontológicos especializados em
ambos cenários. Resultados: No CEO foi detectado absenteísmo dos pacientes às
consultas devido à falta conhecimento dos fluxos de referência e contrarreferência
após o encerramento do tratamento. O planejamento de intervenção situacional
objetivou a confecção de instrumentos explicativos e informação aos usuários
através de atividades na sala de espera. A forma de avaliação das ações foi a partir
da aplicação de um questionário. No CEO, 64% dos usuários que participaram eram
do sexo feminino e residentes da zona urbana do município. Após a apresentação do
banner 90% dos usuários relataram que melhorou o entendimento sobre os passos
após tratamento no CEO e a necessidade de acompanhamento de saúde bucal nas
UBS. No HMGV, foi observada que a odontologia terciária não apresentava vínculo com a atenção secundária e primária odontológica. Adicionalmente, foi identificado
que a odontologia hospitalar realizada engloba o atendimento das áreas de urgência e
emergência, atendimento a pacientes com necessidades especiais e procedimentos
na UTI, porém os participantes não tiveram acesso para realizar intervenções. Foram
realizadas atividades de educação em saúde na ala de internação infantil. Todas as
mães e crianças que participaram das ações demonstraram interesse participando
ativamente, perguntando e tentando sanar duvidas sobre diversos agravos à saúde
bucal e técnicas de hi giene bucal. Importância para a formação acadêmica
dos discentes: As experiências permitiram o envolvimento prático e a aquisição
de conhecimento sobre a atenção especializada, destacando a importância da
articulação entre os pontos da atenção das redes de saúde, e a inclusão do usuário
no processo de atenção em saúde.
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Copyright (c) 2025 Carlos Eduardo Pinto de Alcântara, Mabel Miluska Suca Salas, Christiane Carvalho Murta Botelho, Luany Tavares Faquini, Patricia Vitor de Souza, Ana Maria Lucas Guimarães, Bruna Bruschi Oliveira, Daniella Andrade Guimarães

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