Planejamento estratégico situacional (PES) como ferramenta de intervenção dentro do PET-Saúde Interprofissionalidade

um relato de experiência na Atenção Básica

Authors

  • Pollyana Costa Cardoso Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Luis Henrique Gomes Neves Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Riane Souto Medeiros Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Larissa Pereira Matos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Patielly Batista Viana Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Farley Santana Elisiário Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Keywords:

Promoção da Saúde, Educação Interprofissional, Atenção Primária à Saúde

Abstract

O Programa de Educação pelo trabalho para a saúde (PET-Saúde) é uma iniciativa
para qualificação de profissionais, em conjunto com a formação de estudantes de
graduação da área da saúde. Seu objetivo é o fortalecimento da atenção básica e
da vigilância em saúde, de acordo com os princípios e necessidades do Sistema
Único de Saúde – SUS, e a integração ensino-serviço-comunidade. Uma ferramenta
utilizada para a realização do diagnóstico situacional e planejamento das ações
de intervenção é o Planejamento Estratégico Situacional (PES). Uma estratégia
concedida por Carlos Matus na década de 70 que tem como pressuposto o pensar
sistematicamente antes de agir, para propor resoluções objetivas e factíveis. O
presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências iniciais na elaboração
do PES, percebidas pelo grupo tutorial inserido na Atenção Primária na Estratégia
Saúde da Família Vila Parque Ibituruna, localizada no bairro Vila Isa, no município de
Governador Valadares – MG. A produção deste trabalho se deu a partir de reflexões
acerca das experiências proporcionadas pelo PET-Saúde Interprofissionalidade. No
método de trabalho adotado houve a construção do PES, onde através do trabalho
compartilhado entre estudantes, profissionais e comunidade foram levantados os
problemas vivenciados na ESF e priorizado o problema de acordo sua magnitude,
transcendência, vulnerabilidade, urgência e factibilidade. O problema elencado e
priorizado no processo de trabalho em equipe foi “Necessidade de capacitação da
equipe da ESF para realizar grupos operativos e salas de espera”. Logo, é possível
identificar o déficit na capacidade de realizar processos de educação em saúde
eficientes. O que o PET propõe a partir do PES é uma intervenção com todos os
profissionais a fim de preparar a equipe para a execução adequada dos grupos operativos e salas de espera, visando um melhor acolhimento para o usuário e
resolução dos seus problemas de maneira integral, a partir da aplicação dos aspectos
da interprofissionalidade. A construção do PES possibilita aos acadêmicos uma
interação e conhecimento da realidade do SUS e a vivência da articulação ensinoserviço-comunidade. A experiência também permite que o acadêmico se torne
protagonista, através das práticas colaborativas, e o permite visualizar o impacto
que a atuação interprofissional tem sobre a melhoria da qualidade do cuidado e
promoção a saúde

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Published

2025-05-20

How to Cite

CARDOSO, P. C. .; NEVES, L. H. G. .; MEDEIROS, R. S. .; MATOS, L. P. .; VIANA, P. B. .; ELISIÁRIO, F. S. . Planejamento estratégico situacional (PES) como ferramenta de intervenção dentro do PET-Saúde Interprofissionalidade: um relato de experiência na Atenção Básica. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47897. Acesso em: 5 dec. 2025.

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