A Ilustração Científica como facilitadora na aprendizagem da Anatomia Humana

Authors

  • Fabíola Alves dos Reis Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Carlos Alberto Carranza López Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Georje De Martin Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Kennedy Martinez de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Severino Denício Gonçalves de Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Valério Landim de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Stanley Bras Sperandio Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ana Clara Mota Neves Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Carlos Alberto da Silva Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Clara Marques Santana Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Giulia Cunha de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • João Pedro Martins Bernardo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Yuri Roque Moreira de Barros Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • André Figueiredo Costa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Gabriel Franklin Valverde Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Keitelin Íris Ferreira dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mateus Henrique dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Álvaro Zanon de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Anna Laura Pedrosa Aquino Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Lorem Stefany da Silva Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Luiza Alves Metzker Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Maria Vithória Ferreira Costa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mariana Alves de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Keywords:

Anatomia humana, Ilustração, Aprendizagem

Abstract

Conhecendo a anatomia do corpo normal, pode-se ter a compreensão das alterações
anatômicas e fisiológicas que podem levar às doenças, além de ser fundamental na
execução de técnicas cirúrgicas e clínicas em geral. Devido a enorme quantidade
de estruturas presentes no corpo humano, é praticamente impossível estudar a sua
anatomia sem nenhum material de apoio. A utilização de desenhos e esquemas
no estudo da anatomia humana é imprescindível no processo de aprendizagem
teórica e prática em cadáveres e peças artificiais. O projeto propõem aprofundar
o conhecimento da anatomia humana e desenvolver as habilidades artísticas dos
discentes. A metodologia propõem: estudar a anatomia das estruturas ou regiões do
corpo humano que serão desenhadas ou esquematizadas; elaborar as ilustrações,
utilizando técnicas diversificadas da área das artes plásticas (aquarela, lápis de
cor, grafite, nanquim e recursos da computação gráfica); digitalizar as ilustrações
para serem utilizadas como material didático e bibliográfico; constituir um portfólio.
Resultado: os desenhos elaborados das estruturas trouxeram vistas ou detalhes
diferentes dos já existentes nos livros, enriquecendo o material didático de apoio
na aprendizagem da anatomia humana e os estudos realizados pelos alunos
contribuíram para melhor formação dos discentes. Conhecer a constituição e o
funcionamento do corpo humano está entre as competências e exigências para a
formação dos profissionais atuantes na área da saúde. Os discentes dos cursos de
Odontologia, Medicina, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física tem neste
projeto a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a anatomia do
corpo humano e de contribuirem na elaboração de material didático que beneficia o
ensino das disciplinas de anatomia humana ofertados pela UFJF-GV. Além disto, os
discentes desenvolvem habilidades para o autoaprendizado através da educação
permanente, por meio dos estudos independentes e o uso de técnicas de desenho.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-05-20

How to Cite

REIS, F. A. dos .; LÓPEZ, C. A. C. .; MARTIN, G. D. .; OLIVEIRA, K. M. de .; SOUSA, S. D. G. de .; ALMEIDA, V. L. de .; SPERANDIO, S. B. .; NEVES, A. C. M. .; RODRIGUES, C. A. da S. .; SANTANA, C. M. .; OLIVEIRA, G. C. de .; BERNARDO, J. P. M. .; BARROS, Y. R. M. de .; COSTA, A. F. .; VALVERDE, G. F. .; SANTOS, K. Íris F. dos .; SANTOS, . M. H. dos .; SOUZA, Álvaro Z. de .; AQUINO, A. L. P. .; PEREIRA, L. S. da S. .; METZKER, . L. A. .; COSTA, M. V. F. .; OLIVEIRA, M. A. de . A Ilustração Científica como facilitadora na aprendizagem da Anatomia Humana. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47876. Acesso em: 5 dec. 2025.

Most read articles by the same author(s)