Treinamento Profissional
Avaliação motora em crianças com desenvolvimento típico e crianças com transtorno do espectro autista
Keywords:
Desenvolvimento motor, Avaliação motora, Transtorno do Espectro Autista, InfânciaAbstract
O Programa de Treinamento Profissional (PTP) visa desenvolver competências,
treinar e ampliar conhecimentos teórico-práticos de discentes do curso de
Bacharelado em Educação Física, com vistas à avaliação motora de crianças,
tanto com desenvolvimento típico, quanto as que possuem Transtorno do Espectro
Autista (TEA). Tal avaliação provê informações acerca do desenvolvimento motor
(DM), que por sua vez está associado à capacidade de utilização de espaços
públicos esportivos e de lazer, relacionando-se à promoção de atividade física para
saúde, ao desenvolvimento afetivo e social e à integração do indivíduo ao seu meio;
é base para a prática de atividades físicas diversas, não apenas na infância, mas
por toda a vida. Especialmente crianças com TEA, podem apresentar prejuízos no
DM quando comparadas ao padrão neurotípico, e a indicação de possíveis déficits
em aspectos motores pode influenciar seu desenvolvimento, tanto em relação à
intervenção (fornecimento de dados à equipe multidisciplinar), quanto à orientação
de pais/responsáveis. O projeto conta atualmente com um discente voluntário,
e iniciou há três meses. Nesse tempo, foram feitos contatos com instituições
(NASF, Escolas Públicas e Particulares de Governador Valadares-MG) que atendem
crianças (desenvolvimento típico e TEA). Também, foram realizados levantamentos
na literatura acerca das características de diferentes fases do DM, de variados testes
para avaliação motora na infância, e principalmente em relação ao instrumento
“Escala de Desenvolvimento Motor” (EDM). Além disso, foi desenvolvido um
questionário para aplicação aos pais/responsáveis. Avaliações foram realizadas
com crianças na faixa etária entre quatro e oito anos, e iniciou-se a formação de
um banco de dados para posterior análise. Pretende-se, futuramente, elaborar
material educativo sobre a importância de um repertório motor ampliado para o
desenvolvimento integral da criança, e distribuição aos pais. As atividades realizadas,
incluindo a aplicação da EDM, contribuíram para o treinamento e aperfeiçoamento
da técnica do discente, sobretudo da abordagem para crianças de diferentes faixas
etárias, considerando suas características e linguagem. Conclui-se que este Projeto tem acrescentado à formação profissional do discente, contribuído para ampliar
suas possibilidades futuras do e fortalecer a qualidade de seu aprendizado, sua
formação e seu compromisso com a ética, cidadania e sociedade na qual vive.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Silvana Lopes Nogueira Lahr, Rodrigo Silva Nascimento, Meirele Rodrigues, Lucas Teixeira Marques

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).