Importância do monitor da disciplina de Dentística I

Authors

  • Werônica Jaernevay Silveira Mitterhofer Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Eliseu Aldrighi Munchow Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Andreza Soares Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Keywords:

Dentística, Formação, Monitoria

Abstract

Introdução: A monitoria na graduação intensifica a relação professor-aluno-
instituição permitindo ao aluno-monitor desempenhar funções junto ao docente

durante as aulas teóricas e práticas atuando como veículo facilitador do processo
de aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento das atividades propostas pela
disciplina, identificando e auxiliando nas dificuldades especificas de cada discente.
Objetivo: Auxiliar os alunos, colaborando para o seu desenvolvimento na disciplina,
identificando as possíveis dificuldades e ajudando a solucioná-las. Ser canal de
informação entre discente e docente, apresentando as dificuldades de quando cursou
a disciplina, propiciando ao professor uma abordagem inovadora, a fim de facilitar o
entendimento aos demais alunos. Além de ser uma forma de metodologia ativa para
que o aluno-monitor aprofunde os seus conhecimentos na área alvo da monitoria.
Metodologia: Os monitores atuam de forma ativa na realização das atividades
teórico/práticas, organizando o ambiente para o momento da aula, providenciando
os materiais necessários para o desenvolvimento das mesmas. Auxiliam os alunos
na montagem da sua mesa clínica para a realização dos procedimentos, estando
sempre à disposição para elucidar as dúvidas dos discentes em relação ao conteúdo
da disciplina (teórico/prático laboratorial). Desse modo, a função dos monitores
baseia-se em acompanhar e auxiliar efetivamente nas atividades teóricas e práticas
da disciplina de Dentística I. Resultados alcançados: Ampliação do conhecimento
teórico-científico, visto que o monitor apresenta-se em modo constante de
aprendizado junto ao docente, no seu preparo para realização das atividades teóricas
e laboratoriais. A monitoria é o canal para a formação integrada do aluno, incentivo a
pesquisa e a docência. Ademais, ocorre um desenvolvimento de suas habilidades de
comunicação, o que proporciona uma melhor capacidade de escutar e de desenvolver
argumentos frente aos questionamentos apresentados. Importância para a formação
acadêmica dos discentes: por meio da monitoria há uma aproximação do discente por
sua área de interesse, sendo uma experiência ímpar na em sua carreira acadêmica.
Além de propiciar uma experiência na atividade da docência, na aquisição de novos
conhecimentos, compromisso e responsabilidade, já que a monitoria tem um caráter

formativo. Conclusâo: a monitoria é de grande importância para o monitor-monitorado-
docente, contribuindo para o processo de aprendizagem e formação acadêmica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-05-20

How to Cite

MITTERHOFER, W. J. S.; MUNCHOW, E. A.; SILVA, A. S. . Importância do monitor da disciplina de Dentística I. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47828. Acesso em: 5 dec. 2025.

Most read articles by the same author(s)