Caracterização do envelhecimento ativo na população idosa de Governador Valadares, MG
Keywords:
Envelhecimento ativo, Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa, CapacitaçãoAbstract
O envelhecimento é um fenômeno mundial, que também se faz presente na população brasileira. Projeções apontam que em 2050 o Brasil será o quinto país em número de idosos, com uma população próxima a 50 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Esse rápido crescimento da população idosa tem gerado discussões sobre suas implicações sociais e em termos de saúde pública, uma vez que doenças características do envelhecimento passam a se destacar no conjunto da sociedade. O processo de envelhecimento é caracterizado por alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, sendo as mesmas dinâmicas, progressivas e altamente associadas à perda da capacidade de adaptação ao ambiente e, consequentemente, ao aumento do risco de doenças e mortalidade na população, tornando o indivíduo mais vulnerável a ocorrência de problemas como sofrimento/depressão, declínio funcional e dependência física, isolamento social e abandono, além da perda de produtividade e dificuldade em contribuir para a comunidade em que vive. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o envelhecimento ativo é definido como "o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas; sendo o termo ativo relacionado à capacidade física e à participação na força de trabalho, bem como ao envolvimento dos idosos em demandas culturais, espirituais, sociais, civis e econômicas. A realização deste trabalho objetiva elucidar perguntas relativas às condições de vida e saúde que influenciam o envelhecimento ativo, caracterizando, desta forma, o envelhecimento ativo da população idosa de Governador Valadares. Nesse contexto, é de fundamental importância investigar a ocorrência dos determinantes do envelhecimento ativo e sua relação com indicadores sociais, comportamentais e de saúde. Para atingir os objetivos propostos, é inicialmente necessário capacitar os atores das atividades, assim foram realizadas revisões da literatura sobre o tema, visando o incentivo ao estudo e compreensão do processo de envelhecimento vivenciado pela população brasileira, bem como suas implicações sobre as condições de saúde em nível individual e coletivo, e a vivência prática de um protocolo de pesquisa e critérios de amostragem estatisticamente validados A acadêmica bolsista participou da confecção e alimentação do banco de dados do projeto e auxiliou na capacitação dos atores das atividades para aferição de parâmetros fisiológicos que serão determinados nas atividades em campo (glicemia, triglicerídeos, medidas antropométricas e de pressão arterial). Como continuação do trabalho, serão coletados os dados referentes aos parâmetros a serem estudados na população idosa cadastrada no Programa de Saúde da Família em Governador Valadares, MG. Dessa forma, o presente trabalho ainda irá ter continuidade para que sejam obtidos resultados concretos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Regina Gendzelevski Kelmann, Clarice Lima Alvares da Silva, Andreia Cristiane Carrenho Queiroz, Rodrigo Furtado de Carvalho, Nathália dos Santos Marques

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).