Avaliação do sistema de vigilância das arboviroses em Governador Valadares, Minas Gerais
Palavras-chave:
Epidemiologia, Arboviroses, Vigilância epidemiológicaResumo
INTRODUÇÃO: As epidemias de arboviroses, como é o caso da Dengue (D) e mais recentemente da Febre do Zika Virus (FZV) e da Febre de Chikungunya (FC), tem colocado em alerta a saúde pública. Os sistemas de vigilância epidemiológica (SVE) têm papel primordial nas atividades de prevenção e controle da doença. Com a mudança nos perfis epidemiológicos das doenças, esses sistemas devem ser capazes de identificar tendências e áreas/grupos da população a serem priorizados nas atividades de prevenção. OBJETIVOS: 1-Descrever o perfil clínico-demográfico da D, FZV e FC em Governador Valadares-MG (GV); 2- Avaliar as fichas de notificação das arboviroses quanto à completude dos campos obrigatórios e essenciais (% de preenchimento) (Santos et al., 2014). MÉTODOS: Realizou-se estudo descritivo, transversal utilizando dados secundários não nominais obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de GV. Período: 2015-2016. RESULTADOS: Perfil clínico-epidemiológico: Notificou-se 4.207 casos suspeitos D, 3.310 FZV e 130 FC. 23% das notificações no mês de fevereiro (23% D; 54% FZV; 40% FC). Sexo feminino mais incidente (62% D; 66% FZV; 84% FC), faixa etária entre 21 e 30 anos (21%) para D, 31 e 40 anos para FC (24%) e menores de 10 anos para FZV (28%). Sobre a sintomatologia, para D o sintoma mais incidente foi febre (25%), seguido de cefaleia (23%); e mialgia (21%); FC, artralgia intensa (47%), exantema (38%), mialgia (29%), cefaleia (26%) e febre (22%); e FZV não apresenta campo para sintomatologia. Quanto a localidade, bairros Santa Rita e Turmalina foram os mais acometidos para as três arboviroses. Completude: D: dos 142 campos, 87% muito ruim ou ruim, 0,7% regulas, 12% bom ou excelente; FC:| dos 133 campos, 58% muito ruim ou ruim, 42% Excelente; FZV: dos 26 campos, 34% muito ruim e ruim. 65% excelente. CONCLUSÃO: GV apresenta, ainda que com % de incompletude importantes para algumas variáveis, perfis semelhantes aos nacional e estadual para as arboviroses. É uma cidade epidêmica o que demonstra a necessidade de controle dos vetores, bem como qualificação da notificação para melhor conhecer o perfil clínico-epidemiológico para direcionamento de recursos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Neuman Augusto Clemente Bedetti, Lucas Magno Brandão Batista, Gabriela Souza Fernandes, Waneska Alexandra Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).