SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Educação Sexual, Ensino por investigação.Resumo
Introdução: A educação sexual para adolescentes constitui objeto de políticas públicas de saúde e de propostas curriculares para a Educação Básica. O ensino sobre métodos anticonceptivos no contexto escolar é tema importante para a saúde coletiva, visto que os adolescentes são sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos que apresentam peculiaridades em relação às práticas contraceptivas. Objetivos: apresentar e avaliar uma sequência didática de ensino investigativo sobre métodos contraceptivos realizada com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Governador Valadares-MG. Metodologia: foi realizada uma sequência didática de ensino investigativo composta por 3 etapas: 1) problematização por meio de uma situação-problema envolvendo o uso dos métodos contraceptivos; 2) organização do conhecimento (levantamento e discussão de hipótese); 3) aplicação do conhecimento por meio da apresentação dos resultados e 4) grupo focal para conhecer a avaliação dos estudantes sobre a atividade realizada. Resultados: os estudantes avaliaram de forma positiva a atividade de ensino investigativo e consideram que ela propiciou interesse e engajamento. Afirmaram o papel da escola como agente da educação sexual dos adolescentes e a importância da participação dos estudantes para o sucesso das atividades de ensino investigativo. Os dados coletados no grupo focal propiciaram o aperfeiçoamento da proposta de ensino investigativo e a elaboração de um e-book destinado a professores de Biologia. Buscou-se, assim, contribuir para a superação de limitações em relação ao ensino dos métodos contraceptivos nas escolas, como carga horária reduzida, falta de educação continuada para os docentes e a subtração do tema orientação sexual nos documentos oficiais de orientação curricular. Discussão: a literatura relativa à educação sexual de adolescentes indica a necessidade de que a escola assuma seu papel na promoção da saúde sexual e na garantia de direitos aos adolescentes, de forma complementar a ações desenvolvidas por profissionais de saúde e pela educação familiar. Indica também que as metodologias para o ensino de métodos contraceptivos no contexto escolar devem propiciar a participação dos discentes e considerar aspectos biopsicossociais, não se reduzindo aos aspectos biológicos. O ensino por investigação propõe a adoção, na educação escolar, de procedimentos próprios da pesquisa científica, como levantamento de problemas, observação e conclusões baseadas em evidências e teorias. No ensino de Biologia, uma das propostas da metodologia investigativa consiste em alterar o foco do ensino tradicional conteudista e inserir o aluno em uma cultura científica possibilitando o desenvolvimento de habilidades próximas do pensamento científico. Os dados coletados com a técnica de grupo focal, neste estudo, mostram a avaliação positiva dos estudantes, indicando que o ensino por investigação pode ser uma estratégia metodológica eficiente para o ensino de métodos contraceptivos, confirmando as conclusões de estudos que defendem essa proposta. Conclusão: a adoção do ensino por investigação para abordar métodos contraceptivos no ensino de Biologia pode contribuir para o engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, para a promoção da saúde e a prevenção de problemas sociais e sanitários entre os adolescentes.
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