USO DA BIOINFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM BIOLOGIA

Autores

  • Marcos Anderson Ferreira da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Michelle Bueno de Moura Pereira Antunes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • João Eustáquio Antunes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Leandro Roberto de Macedo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Sequência didática, Ensino de biologia, Bioinformática

Resumo

O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) tem sido uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a bioinformática é uma ferramenta ainda pouco explorada no ensino médio e que pode
trazer ao estudante um aprofundamento no conhecimento das estruturas das biomoléculas como por exemplo as proteínas. As proteínas são polímeros de aminoácidos ligados entre si por meio de ligações peptídicas. São macromoléculas orgânicas responsáveis por diversas características morfofisiológicas dos seres vivos. Assim, alterações na forma de uma proteína podem ser benéficas e potencializar o seu papel biológico enquanto outras modificações podem ser tão nocivas e irreversíveis que inviabilizam a vida. Portanto, a compreensão da estrutura tridimensional das proteínas é primordial para o entendimento dos processos biológicos em que elas participam. Por outro lado, a sequência didática é uma metodologia de ensino bastante utilizada em biologia. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve por finalidade elaborar e avaliar se uma sequência didática com uso de plataformas computacionais de bioinformática seria capaz de aumentar o aprendizado dos estudantes no que se refere ao conteúdo estrutura tridimensional das proteínas. O estudo teve a participação de 22 alunos regularmente matriculados na primeira série do Ensino Médio da Escola Estadual do Bairro Jardim do Ipê na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Em virtude do alto risco de contaminação pela COVID–19, os participantes foram recrutados remotamente através de formulário elaborado no Google Forms. As atividades do projeto aconteceram de forma remota através dos aplicativos Google Meet e Google Classroom e posteriormente de forma presencial, com base nas recomendações da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, RESOLUÇÃO SEE 4644/2021. Foi utilizada uma pesquisa experimental, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Para verificar a eficiência dessa metodologia, foram aplicados questionários, testes e entrevistas. Como resultado
deste estudo, podemos afirmar que, para a maioria dos alunos participantes desta pesquisa, a sequência didática foi um recurso importante para o ensino de estrutura das proteínas na disciplina de biologia ministrada para estes estudantes. A sequência didática possibilitou uma melhor compreensão das estruturas das proteínas porque permitiu uma melhor visualização destas estruturas por plataformas usadas em bioinformática. Além disso, os alunos demonstraram estar mais interessados e estimulados na compreensão do conteúdo abordado. Portanto, o presente estudo permitiu concluir que o uso da bioinformática como ferramenta de ensino facilitou o processo de ensino e aprendizagem quando se trata do conteúdo estrutura de proteínas.

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Publicado

2025-05-21

Como Citar

SILVA, M. A. F. da .; ANTUNES, M. B. de M. P. .; ANTUNES, J. E. .; MACEDO, L. R. de . USO DA BIOINFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM BIOLOGIA. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48628. Acesso em: 21 jun. 2025.

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