Atuação Estomatológica em Pacientes HIV/ AIDS em Governador Valadares Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Sibele Nascimento de Aquino Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ana Virgínia Fonseca Alves Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Felipe Henrique Barbosa Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Inara Grossi Costa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Julia Lyrio Rodrigues de Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Lucas Eduardo Calheiros Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

HIV Manifestações buscais, Odontologia

Resumo

A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença que afeta o sistema imunológico levando à destruição de glóbulos brancos. Os pacientes podem apresentar manifestações orais que têm sido consideradas marcadores clínicos relevantes para o diagnóstico e prognóstico de HIV/AIDS. Identificar as manifestações orais em pacientes vivendo com HIV/AIDS na cidade de Governador Valadares. Além disso, no projeto, ainda, realiza-se a distribuição de kits de higiene oral aos pacientes, orientando-os quanto ao autocuidado com a saúde bucal e como isso pode influenciar em sua saúde geral, além de se realizar o encaminhamento dos pacientes que possuam demandas odontológicas para atendimento gratuito nas clínicas da UFJF GV. Foram analisados prontuários e examinados clinicamente pacientes em tratamento no CRASE/GV. Os dados foram tabulados em Excel,
sendo realizada análise descritiva. Entre os 177 pacientes, 84 (48%) foram do sexo feminino e 92 (52%) do masculino. A média de idade ao diagnóstico foi de 35,96 anos, sendo a mínima de 2 e a máxima de 68 anos. Predominantemente os pacientes foram residentes em Governador Valadares. A forma de contágio descrita por 151 (85%) foi sexual. Quanto a presença de manifestações orais, 107 (60,5%) dos pacientes apresentavam alguma manifestação oral da doença. Dentre eles, 64 (60%) pacientes tiveram apenas uma manifestação, 37 (34,6%) duas manifestações e 6 (5,6%) entre 3 e 4 manifestações. A periodontite foi a doença bucal mais observada, acometendo 90 pacientes, dez casos de candidíase pseudomembranosa, 3 de leucoplasia pilosa oral, 5 casos de gengivite, 17 casos de eritema linear gengival, 11 de hiperpigmentação melânica, além de afta, condiloma acuminado, queilite angular poucos casos. Além disso, 17 casos possuíam histórico de lesões em mucosa oral, sendo todos de candidíase pseudomembranosa. Para todos os pacientes foram realizadas atividades de instruções, sendo verificada a necessidade de encaminhamento para tratamento odontológico na universidade para a maioria dos pacientes. Conclusões: Esse estudo mostrou que a maioria dos pacientes apresentam algum tipo de alteração em boca, sendo a mais frequente a periodontite, além de gengivite e eritema linear gengival, ambas relacionadas ao periodonto. Destaca-se ainda a manifestação de candidíase como indicador de imunossupressão bem como grande número de pacientes com necessidade de tratamento odontológico e de instruções de higiene oral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

AQUINO, S. N. de .; ALVES, A. V. F. .; RIBEIRO, F. H. B. .; COSTA, I. G. .; FREITAS, J. L. R. de .; CALHEIROS, L. E. . Atuação Estomatológica em Pacientes HIV/ AIDS em Governador Valadares Minas Gerais, Brasil. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48245. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2