Difusão de Conhecimento Sobre Plantas Medicinais Entre o Curso de Farmácia da UFJF - GV e Atingidos Pelo Rompimento da Barragem de Fundão/Mariana no Distrito de Baguari, Zona Rural de Governador Valadares - MG (Boa Vizinhança - Rio Doce)

Autores/as

  • Andreia Peraro Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Regina Gendzelevski Kelmann Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Camila Souza de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Caroline Fernandes Soares Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Egídio Henrique Maia Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Natielle Alves Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Renan Félix Dias Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rodolfo Preisigke Seidler Gaede Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Thaís Batista Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Plantas medicinais, Conhecimento, Baguari

Resumen

O uso de plantas medicinais, tem sido de grande importância e valor na sociedade, para a manutenção e recuperação da saúde humana. As práticas relacionadas ao seu uso tradicional tem sido uma alternativa para a manutenção da saúde e bem estar da sociedade. Portanto pode se fornecer estudos e informações úteis para a elaboração de estudos farmacológicos e fitoterápicos. Neste projeto abordaremos sobre o uso de plantas medicinais no distrito de Baguari. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre utilização de plantas medicinais na Unidade básica de saúde no distrito de Baguari, a fim de resgatar, preservar e utilizar estes conhecimentos em trabalhos com a comunidade. Foi realizada uma visita na Unidade Básica de Saúde de Baguari, distrito de Governador Valadares-MG sob agendamento com a nutricionista do local que nos recepcionou na data marcada, apresentando o espaço da horta que se situa na unidade básica de saúde e também nos apresentou a um grupo de pacientes que se reúnem semanalmente neste local. Ao sermos apresentados, realizou-se uma conversa com esses pacientes para o levantamento sobre as plantas medicinais que os mesmos utilizam com mais frequência. Além disso, a equipe tem participado de eventos sobre o uso de plantas medicinais como as feiras que a UFJF-GV tem promovido, situadas na praça dos pioneiros, nessas feiras foram aplicados questionários para identificação de quais plantas medicinais são mais utilizadas pela população e em parceria com o instituto estadual florestal, realizamos distribuições de algumas mudas para os participantes e orientamos a população sobre o uso de plantas medicinais. O projeto de extensão está em andamento, tem sido desenvolvidas atividades sobre o estudo de plantas medicinais desse grupo de pacientes. Espera-se realizar a difusão de conhecimentos em parceria com a população buscando sempre evidências bibliográficas etnobotânicas e farmacológicas visto que o consumo de plantas medicinais tem sido um uso tradicional na sociedade e tornou-se uma prática generalizada da medicina popular. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-05-20

Cómo citar

NASCIMENTO, A. P. .; KELMANN, R. G. .; ALMEIDA, C. S. de .; SOARES, C. F. .; SANTOS, E. H. M. .; FERNANDES, N. A. .; DIAS, R. F. .; GAEDE, R. P. S. .; ROCHA, T. B. . Difusão de Conhecimento Sobre Plantas Medicinais Entre o Curso de Farmácia da UFJF - GV e Atingidos Pelo Rompimento da Barragem de Fundão/Mariana no Distrito de Baguari, Zona Rural de Governador Valadares - MG (Boa Vizinhança - Rio Doce). Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48234. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a