Aplicação de Dados da Pesquisa Nutricional para Estímulo de Hábitos Alimentares Adequados
Palavras-chave:
Sobrepeso infantil, Avaliação antropométrica, Educação alimentar e nutricionalResumo
Estudos apontam para um inadequado consumo alimentar por crianças e adolescentes, com preferência de alimentos de alto valor calórico, ricos em gordura saturada, colesterol, açúcar e sal, além da ingestão de quantidades reduzidas de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, como frutas, hortaliças e cereais integrais (ASSIS et al., 2010; IULIANO et al., 2004; GARCIA et al., 2003). Elaborar e aplicar instrumentos de educação nutricional adequados ao perfil e às necessidades das crianças e adolescentes matriculados em escola pública, participantes de uma pesquisa. O público alvo/beneficiário foi de 107estudantes de uma escola pública de Governador Valadares, Minas Gerais. Para a avaliação antropométrica foram aferidos peso e altura de acordo com técnicas padrão utilizando balança digital com precisão de 0,1 kg (Sanny®) e estadiômetro com precisão de 0,1 mm (Alturaexata®). O índice de massa corporal (IMC) foi calculado e utilizado para análise do peso corporal de acordo com o índice IMC/idade, enquanto a altura foi analisada pela estatura/idade. A classificação do estado nutricional foi de acordo com os pontos de corte propostos pelas Curvas de Crescimento da OMS de 2007. Para elaboração dos instrumentos e organização das atividades educativas, utilizou-se como referência materiais educativos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, cartilhas desenvolvidas pela Coordenação de Vigilância Nutricional, Seminário de extensão Universitária e artigo cientifico da área. A
prevalência de sobrepeso e obesidade foi de 15,89% e 12,15%%, respectivamente. O baixo peso e baixa estatura foi de 4,67%. As atividades educativas foram realizadas em oito encontros durante 2 meses, com duração aproximada de 30 minutos cada, em sala de aula e com o acompanhamento dos professores regentes. As ações de educação alimentar e nutricional, mesmo quando desenvolvidas em período curto de tempo, se consolidam como uma crucial estratégia de promoção de hábitos alimentares saudáveis, principalmente na infância, quando são construídos os primeiros hábitos.
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