EPI-OBS

Observatório de Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS

Autores

  • Eulilian Dias de Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mabel Miluska Suca Salas Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Waneska Alexandra Alves Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ariely Barbosa Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Millena Oliveira Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Thayná Cristina Ferreira Costa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Atenção Secundária à Saúde, Saúde Bucal, Observatório em Saúde, Avaliação de serviços de Saúde

Resumo

O Observatório de Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EPI-OBS) tem como proposição visar o diálogo entre a universidade e os serviços de saúde na busca de estratégias para a prevenção e controle de doenças e agravos para o município de Governador Valadares. Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) têm a função de ampliar e qualificar a oferta de serviços odontológicos especializados, assim como manter uma interface e um acoplamento entre as atenções básicas e secundárias de saúde. Nesse sentido, é necessário garantir a qualidade desses serviços e avaliá-los continuamente, para identificar fragilidades e possíveis falhas que prejudiquem o seu funcionamento. O objetivo do estudo foi analisar a produção dos procedimentos clínicos realizados no Centro de Especialidades Odontológicas de Governador Valadares no período de 2008 a 2018. Para a coleta desses dados, foi usado o Sistema de informação SIA SUS, do site de informações Datasus.saude.gov.br. Em que foram coletados todos os dados de procedimentos realizados por cirurgiões-dentistas especialistas na atenção secundaria, CEO desde 2008. Foram analisados um total de 1.596.771 procedimentos entre clínicos, com finalidade diagnóstica, ações de proteção e prevenção e saúde, cirúrgicos e protéticos nas especialidades de Cirurgia maxilofacial, periodontia, endodontia, prótese e odontopediatria. Analisando o número de procedimentos clínicos total por especialidades e ano, foram
observadas diferenças significativas entre as especialidades (p=0.006) e anos (p=0.028). Entre os anos, o número de procedimentos foi significativamente menor em 2010 quando comparado a 2017 (p<0.05). Conclui-se que, os procedimentos realizados na maioria das especialidades mantiveram um padrão constante ao longo dos 10 anos. As especialidades de cirurgia e odontopediatria apresentaram maior variação e menor número de procedimentos. Nesse sentido, é importante entender a filosofia do CEOs, já que trabalham em conjunto com unidades básicas de saúde, para assim, funcionar de forma integral e universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

FREITAS, E. D. de .; SALAS, M. M. S. .; ALVES, W. A. .; FREITAS, A. B. .; BARBOSA, M. O. .; COSTA, T. C. F. . EPI-OBS: Observatório de Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48188. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>