Estratégias de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis no Contexto das Escolas Públicas

O Protagonismo Juvenil na Promoção de uma Sexualidade Segura e Consciente

Autores

  • Fábio Alessandro Pieri Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Sheyla Fernandes Conrado Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Caio de Cássio Bernardes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Lucas Ribeiro A. Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Governador Valadares, Extensão, Universidade, IST, Juventude

Resumo

O presente trabalho fundamenta-se na integração extensão e pesquisa junto a estudantes do 2o ano do ensino médio de escolas públicas de Governador Valadares, no intuito de gerar conhecimentos e levar a uma melhor identificação do entendimento dos jovens acerca das infecções sexualmente transmissíveis e da autoconsciência destes acerca de sua sexualidade. A entrevista da população pesquisa é a opção metodológica adotada, com ênfase qualitativa, sendo um estudo do tipo descritivo correlacional não experimental efetuado em corte transversal, através do formulário de auto preenchimento voluntário e anônimo baseado no
formulário apresentado por Correia (2013), incluindo a Escala de Conhecimentos sobre Planejamento Familiar, construída por Nelas et al (2010), que consta de perguntas auto aplicadas que analisam diferentes aspectos a ter em consideração quando se aborda a problemática do planejamento familiar e a Escala de atitude face ao preservativo e à pílula anticonceptiva, um instrumento construído por Ramos et al (2008), de autorresposta que pretende avaliar o nível de conhecimentos e atitudes dos estudantes frente ao métodos anticonceptivos. Tais fontes além de instrumentos a balizarem o trabalho interdisciplinar, também ajudarão a ampliar as perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas à luz do Manual do Multiplicador:Adolescentes do Ministério da Saúde. O projeto foi submetido ao comitê de ética através da plataforma Brasil, iniciando então a avaliação na Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa e Escola Estadual Israel Pinheiro, norteando assim os pontos chaves a serem abordados através da extensão. As atividades extensionistas buscarão um perfil lúdico para os adolescentes, permitindo uma maneira de ensinar diferente dos métodos tradicionais utilizadas nas escolas, permitindo o diálogo dos alunos com o grupo, fomentando a discussão, reflexão e desmistificação de alguns conceitos pré-estabelecidos pela nossa sociedade, tornando-se um momento de  trocas de informações e de experiências desenvolvidas e sentidas pelos próprios adolescentes no decorrer dessa fase cheia de conflitos e de muitas transformações. O Projeto, através da educação tem papel significativo na formação de valores e atitudes que, traduzidos em comportamentos, contribuem para a construção do exercício da sexualidade saudável e responsável, sendo fundamental em políticas de prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

PIERI, F. A. .; LOPES, S. F. C. .; BERNARDES, C. de C. .; NASCIMENTO, L. R. A. . Estratégias de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis no Contexto das Escolas Públicas: O Protagonismo Juvenil na Promoção de uma Sexualidade Segura e Consciente. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48178. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2