Estratégias de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis no Contexto das Escolas Públicas
O Protagonismo Juvenil na Promoção de uma Sexualidade Segura e Consciente
Palavras-chave:
Governador Valadares, Extensão, Universidade, IST, JuventudeResumo
O presente trabalho fundamenta-se na integração extensão e pesquisa junto a estudantes do 2o ano do ensino médio de escolas públicas de Governador Valadares, no intuito de gerar conhecimentos e levar a uma melhor identificação do entendimento dos jovens acerca das infecções sexualmente transmissíveis e da autoconsciência destes acerca de sua sexualidade. A entrevista da população pesquisa é a opção metodológica adotada, com ênfase qualitativa, sendo um estudo do tipo descritivo correlacional não experimental efetuado em corte transversal, através do formulário de auto preenchimento voluntário e anônimo baseado no
formulário apresentado por Correia (2013), incluindo a Escala de Conhecimentos sobre Planejamento Familiar, construída por Nelas et al (2010), que consta de perguntas auto aplicadas que analisam diferentes aspectos a ter em consideração quando se aborda a problemática do planejamento familiar e a Escala de atitude face ao preservativo e à pílula anticonceptiva, um instrumento construído por Ramos et al (2008), de autorresposta que pretende avaliar o nível de conhecimentos e atitudes dos estudantes frente ao métodos anticonceptivos. Tais fontes além de instrumentos a balizarem o trabalho interdisciplinar, também ajudarão a ampliar as perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas à luz do Manual do Multiplicador:Adolescentes do Ministério da Saúde. O projeto foi submetido ao comitê de ética através da plataforma Brasil, iniciando então a avaliação na Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa e Escola Estadual Israel Pinheiro, norteando assim os pontos chaves a serem abordados através da extensão. As atividades extensionistas buscarão um perfil lúdico para os adolescentes, permitindo uma maneira de ensinar diferente dos métodos tradicionais utilizadas nas escolas, permitindo o diálogo dos alunos com o grupo, fomentando a discussão, reflexão e desmistificação de alguns conceitos pré-estabelecidos pela nossa sociedade, tornando-se um momento de trocas de informações e de experiências desenvolvidas e sentidas pelos próprios adolescentes no decorrer dessa fase cheia de conflitos e de muitas transformações. O Projeto, através da educação tem papel significativo na formação de valores e atitudes que, traduzidos em comportamentos, contribuem para a construção do exercício da sexualidade saudável e responsável, sendo fundamental em políticas de prevenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fábio Alessandro Pieri, Sheyla Fernandes Conrado Lopes, Caio de Cássio Bernardes, Lucas Ribeiro A. Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).