Avaliação de compostos orgânicos de origem vegetal como potenciais princípios ativos de fármacos antimicrobianos para o combate de bactérias do biofilme dental de cães e humanos

Autores

  • Fabio Alessandro Pieri Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mariane Parma Ferreira De Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Karen Luise Lang Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Vanessa Gonçalves Medeiros Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Marcelo Henrique dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Jéssica Lobo Albuquerque Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Maria Aparecida Scatamburlo Moreira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Antimicrobiano, Protótipo, Biofilme dental

Resumo

A placa dental é o principal agente etiológico de cáries e doença periodontal, as quais possuem grande importância na saúde pública. As bactérias iniciais para aformação da placa dental de humanos são Streptococcus, sendo o Streptococcusmutans a principal espécie envolvida. Na microbiota da placa dental de cães sãoidentificadas outras espécies de Streptococcus distintas. O antimicrobiano maisutilizado para combater a placa dental é a clorexidina, porém ela apresenta efeitosadversos como perda de paladar, escurecimento dos dentes e ulcerações da mucosajugal restringindo o seu uso a poucos dias. Dado a isso, a busca de alternativas dedrogas antimicrobianas para a formulação de fármacos com menores efeitos estáaumentando. O objetivo do trabalho foi avaliar compostos orgânicos candidatosa serem incorporados em fármacos antimicrobianos contra bactérias de biofilme dental de cães e humanos. Foi avaliado o potencial antimicrobiano das benzofenonas Gutiferona-A, 7-epiclusianona, 2,2’,4-trihidroxibenzofenona, dos ácidos diterpênicos copálico, 3-acetóxi-copalico e 3-hidróxi-copalico, e do sesquiterpeno ß-cariofileno bem como suas associações. Foi realizado teste de microdiluição em caldo para obtenção da concentração inibitória mínima, e o teste de checkerboard para identificar possível sinergismo, adição ou antagonismo entre os compostos. Para as bactérias orais de humanos (S. mutans, S. aureus e S. sanguinis) e as provenientes de placa dental de cães (Streptococcus sp., Staphylococcus sp., Lactobacillus sp., Bacillus sp., Enterococcus sp., Haemophilus sp. e Aeromonas sp.) destacaram-se a 7-epiclusianona e a Gutiferona-A. Observou-se sinergismo sobre Streptococcus sp. de cães entre o ß-cariofileno e a Gutiferona-A. Sobre S. mutans, especificamente, o ácido copálico e 7-epiclusianona se destacaram isoladamente e em combinação, onde tiveram efeito aditivo, reduzindo suas concentrações ativas. Conclui-se que duas combinações se destacaram, ß-cariofileno e Gutiferona-A sobre bactérias orais de cães e ácido copálico e 7-epiclusianona sobre a bactéria cariogênica de humanos, e se apresentam como promissoras para composição de fármacos antimicrobianos para combate a placa dental em ambas espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

PIERI, F. A. .; SOUZA, M. P. F. D. .; LANG, K. L. .; MEDEIROS, V. G. .; SANTOS, M. H. dos .; ALBUQUERQUE, J. L. .; MOREIRA, M. A. S. . Avaliação de compostos orgânicos de origem vegetal como potenciais princípios ativos de fármacos antimicrobianos para o combate de bactérias do biofilme dental de cães e humanos. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48074. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2