Construção de protótipos de fármacos antimicrobianos para inibição de bactérias de biofilme dental de cães e humanos, através do sinergismo do B-cariofileno com outros compostos orgânicos e drogas convencionais

Autores

  • Mariane Parma Ferreira de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Maike Gome Soares Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Reinaldo Martins Cunh Junior Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Augusto Freitas Martins Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Fabio Alessandro Pieris Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Antimicrobianos Naturais, Protótipo, Biofilme Dental

Resumo

A cárie em humanos e a doença periodontal em cães estão entre as principais doenças que acometem estas espécies, e possuem em comum serem iniciadas pela placa bacteriana dental. As bactérias iniciais para a formação da placa dental de humanos são Streptococcus, sendo o Streptococcus mutans o micro-organismo mais envolvido. Entretanto, na placa dental de cães espécies de Streptococcus distintas desta compõe a microbiota e dão origem a placa. O antimicrobiano mais utilizado para combater a placa dental, tanto em humanos como em cães, é o digluconato de clorexidina, o qual apresenta efeitos adversos como escurecimento dos dentes e irritação da mucosa jugal restringindo o seu uso. Dado a isso, a busca de alternativas de drogas antimicrobianas para a síntese de fármacos, com menores efeitos colaterais, tem sido crescente. Já conhecendo a atividade antimicrobiana o B-cariofileno, relatada em trabalhos anteriores, o objetivo dessa pesquisa foi construir protótipos de fármacos antimicrobianos contra bactérias de biofilme dental de cães e humanos, através do sinergismo do B-cariofileno com outros quatro compostos orgânicos, denominados por numeração 001 a 004 para garantia de sigilo exigido para futuras solicitações de proteção intelectual. O método realizado foi a identificação da concentração inibitória miníma dos compostos por microdiluição em caldo e a realização do checkerboard para identificar possível sinergismo, adição ou antagonismo entre os compostos. Contra as bactérias orais oriundas de humanos (S. mutans, S. aureus e S. sanguinis) e bactérias provenientes de cepas orais de cães (Streptococcus sp., Staphylococcus sp., Lactobacillus sp., Bacillus sp., Enterococcus sp., Haemophilus sp. e Aeromonas) destacaram-se os compostos 001, 002 e 003 sendo promissores para protótipos de drogas antimicrobianas para uso oral em cães e humanos. Observou-se sinergismo sobre Streptococcus sp. oriundo de cães, do B-cariofileno com o composto 003, combinação a qual apresenta potencial para emprego no combate a placa dental de cães e consequente tratamento e prevenção da doença periodontal nestes animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

SOUZA, M. P. F. de; SOARES, M. G.; JUNIOR, R. M. C.; MARTINS, A. F.; PIERIS, F. A. Construção de protótipos de fármacos antimicrobianos para inibição de bactérias de biofilme dental de cães e humanos, através do sinergismo do B-cariofileno com outros compostos orgânicos e drogas convencionais . Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47768. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)