Levantamento epidemiológico de lesões fundamentais e o impacto no diagnóstico diferencial de variações da normalidade e de patologias bucais
Palabras clave:
Lesões fundamentais, Patologias Orais, Diagnóstico DiferencialResumen
A literatura científica ainda é escassa em relação a prevalência de variações da normalidade e patologias bucais sob a ótica da descrição das lesões fundamentais no exercício do diagnóstico diferencial. Diante dessa premissa, o principal objetivo deste estudo foi verificar a prevalência das variações da normalidade e patologias bucais correlacionando com as principais lesões fundamentais descritas e o impacto nas hipóteses de diagnóstico e alcance do diagnóstico final. Para isso, foi realizado um estudo retrospectivo descritivo a partir da análise de 198 prontuários de pacientes atendidos na disciplina de propedêutica clínica do curso de Odontologia da UFJF/GV no período compreendido entre outubro de 2015 e novembro de 2017. Dados como idade, sexo, raça e hábitos nocivos também foram coletados para verificar uma possível correlação com as prevalências obtidas. As variações das normalidades foram encontradas em 81% da amostra sendo a pigmentação melânica racial (21%), os grânulos de Fordyce (21%) e a língua saburrosa (19%) as mais prevalentes. Por sua vez, as patologias bucais mais frequentes foram a linha alba (20%), a hiperplasia fibrosa (7%), a ceratose friccional (7%) e a queilite actínica (7%).A prevalência de lesões fundamentais foi de 85% sendo as manchas (27%), as pápulas (23%), os nódulos (19%) e as placas (17%) as mais frequentemente descritas nos prontuários. As lesões fundamentais mais prevalentes correlacionam-se corretamente com os principais diagnósticos finais alcançados nessa amostra de pacientes. Logo, concluiu-se que a correta descrição das lesões fundamentais é o aspecto clínico crucial para a seleção de hipóteses diagnósticas adequadas sendo determinante no processo diagnóstico tanto de variações da normalidade quanto de patologias bucais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Isadora Luana Flores, Marjorie Izabella Batista Aguiar

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).