Treinamento Profissional na prática Clínica de Atenção Farmacêutica
cuidado ao paciente e gestão da prática
Palavras-chave:
Atenção Farmacêutica, Gerenciamento da Terapia Medicamentosa, Gestão da Prática, Serviço-escola, Famácia UniversitáriaResumo
Objetivo. Apresentar as tarefas realizadas no TPA e evidenciar como elas
colaboram para o serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM) de
qualidade, o qual é ofertado pela Farmácia Universitária (FU). Metodologia. Para
organização, adotou-se a agenda disponibilizada gratuitamente pelo Google e a
formatou de forma a atender as necessidades da FU. Quanto à assistência aos
pacientes, atualizou-se os ‘Parâmetros de Segurança dos Medicamentos’, utilizando
as bases Micromedex, MedSUS e Dynamed, e desenvolveu-se instrumentos
psicométricos baseados em instrumentos validados pela literatura. Ainda, fora
realizado a revisão dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) existentes
para diversas avaliações clínicas. Resultados alcançados. Em um mês de vigência,
desenvolveu-se uma agenda funcional para organizar atendimentos e reuniões
realizadas na FU, ressignificando a logística e permitindo que os pacientes sejam
acompanhados de forma contínua e adequada. A atualização dos parâmetros de
segurança dos medicamentos utilizados pelos pacientes, além da inserção de 38
novos medicamentos, contribui para a consulta, agilizando e auxiliando tomadas
de decisão frente à farmacoterapia do paciente e suas experiências com os
medicamentos, identificando, prevenindo e resolvendo Problemas Relacionados ao
Uso de Medicamentos. A respeito dos instrumentos psicométricos, até o momento
foram construídos quatro, possibilitando a avaliação de condições psiquiátricas,
identificação de parâmetros de efetividade e segurança da farmacoterapia, além
de embasar a decisão do farmacêutico de encaminhamento de pacientes para
outros profissionais da saúde, contribuindo com o rastreio em saúde e colaboração
interprofissional. Ainda, realizou-se revisão de POP’s existentes, verificando sua
aplicação na rotina clínica e fez-se o levantamento de novos procedimentos que
necessitam de padronização, a fim de se garantir uniformidade no atendimento.
Importância. Há poucas evidências científicas sobre a gestão da prática clínica
farmacêutica e escassa exposição dos discentes à gestão durante seu processo
formativo. O serviço-escola da FU é um cenário que possibilita o desenvolvimento
desta gestão com exímio, contribuindo para o preenchimento de lacunas
relacionadas à pesquisa e ao ensino. O TPA permite ao discente compreender, além da prática clínica, a gestão desta, se capacitando para garantir todo suporte e
recursos necessários para oferecer um serviço qualificado e eficiente.
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