Monitoria da disciplina de Fisioterapia em Pediatria
Palavras-chave:
Pediatria, Monitor, Discentes, AprendizadoResumo
Introdução: Ofertada aos discentes do sétimo período do curso de Fisioterapia
da UFJF/GV, a disciplina de fisioterapia em pediatria busca proporcionar a esses
alunos, o conhecimento e a vivencia sobre a atuação do fisioterapeuta nas principais
disfunções neurológicas e musculoesqueléticas que afetam crianças de 0 a 12
anos de idade. Aborda também a aplicação de métodos, técnicas e instrumentos
de avaliação, descrição dos equipamentos auxiliadores de função e a aplicação
dos principais tratamentos fisioterapêuticos nas disfunções pediátricas, baseada
num raciocínio clinico construído ao longo da disciplina. Objetivo: Os principais
objetivos dos monitores na presente disciplina é auxiliar o docente orientador na
condução das aulas práticas com os discentes, possibilitar uma boa interação
entre monitores, orientador e alunos, despertar no aluno a vocação para carreira
docente, colaborar com o docente orientador para sanar as principais dúvidas dos
alunos, aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na disciplina. Metodologia:
Para que se possa alcançar os objetivos propostos, é necessário que os monitores
participem ativamente das aulas teóricas e práticas, e da elaboração de trabalhos
avaliativos, provas e demais atividades. Precisam disponibilizar uma carga horária
adequada para sanar as possíveis dúvidas dos discentes e além disso, ministrar
aulas. Todas essas atividades são supervisionadas pelo professor orientador
da disciplina, para trazer mais segurança ao monitor e crescimento profissional.
Resultados: Com a presença do monitor, o dinamismo e a participação dos discentes
nas aulas aumentam, eles conseguem ter um acesso mais rápido para possíveis
esclarecimentos do conteúdo pertinente a aula e com isso, o seu rendimento
acadêmico tende a melhorar. Importância para a formação acadêmica: Para o
discente, a monitoria é de extrema importância em razão de permitir a associação
entre o ensino e aprendizado, contribuindo para a qualificação da formação
profissional ao permitir vivência de práticas da carreira acadêmica, exigindo do
monitor uma responsabilidade, concentração, domínio de conteúdo e boa relação
interprofissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Larissa Carvalhaes de Oliveira, Jhéssica Ferreira Alves Vilela, Laura Bianca Dorásio da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).