A importância do monitor na endodontia clínica
uma estratégia extracurricular para melhoria do ensino aprendizado
Palavras-chave:
Aprendizagem, Formação, MonitoriaResumo
Introdução: a monitoria é entendida como instrumento para melhoria do ensino de
graduação, através do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que
visem fortalecer a articulação entre teoria e prática, e tem a finalidade de promover
a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivência com o professor e com
as suas atividades técnico-didáticas. Objetivo:facilitar o processo de aprendizagem
dos alunos, a partir das dificuldades com as quais o monitor se deparou quando
cursava a disciplina e as dificuldades dos alunos atuais observadas pelo monitor,
proporcionando ao professor abordar, de forma diferente ou mais facilitada, os
assuntos de maior complexidade aos alunos. Metodologia: os monitores, juntos
aos professores coordenadores fazem a triagem dos pacientes a serem atendidos
pelos discentes matriculados na disciplina, auxiliam nos rx, no estabelecimento do
diagnóstico, montagem da mesa clínica, cuidados com biossegurança e realização
do tratamento endodôntico. Antes do início das atividades, os professores se
reúnem com monitores para que juntos, tracem metas, objetivos, além de planejarem
uma melhor metodologia de trabalho para melhores resultados. Monitores são
incentivados a sugerir no que possa melhorar o andamento das atividades, por
meio da experiência prévia como aluno da disciplina. São instigados à produção
acadêmica e desenvolvimento de trabalhos interessantes, vivenciados na clínica
de Endodontia. Resultados alcançados: a monitoria é de suma importância, seja no ganho intelectual do monitor, seja na contribuição aos alunos monitorados. a
interação aluno-monitor facilita a aprendizagem, fortalece a articulação entre teoria
e prática, permite ao aluno melhor entendimento, celeridade e sedimentação do
conhecimento. Importância para a formação acadêmica dos discentes: monitor
tem oportunidade de conhecer melhor a disciplina escolhida, permitindo benefício
mútuo entre ele, professor orientador e alunos que dela participam. A monitoria
contribui para formação de estudantes e desenvolvimento da docência pelas
possibilidades de atividades desenvolvidas cotidianamente em diversos casos
clínicos da disciplina. Desse modo, o projeto de monitoria estimula a formação de
várias aptidões no aluno monitor, que farão dele um profissional preparado para os
desafios da profissão.Conclusão: a monitoria constitui um importante instrumento
pedagógico para a melhoria do ensino na disciplina Endodontia II.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bernardo César Costa, Mariane F.L.S. Lacerda, Rafael Binato Junqueira, Camila Lima Temponi, Raquel Ribeiro de Oliveira, Rhayssa Ferreira Canutto, Christian Andersen C.O. Freitas, Antônio Olinto Alves Cacique, José Geraldo da Silva Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).