Perfil epidemiológico, neuropsicológico e funcional de pessoas com deficiências
uma abordagem interdisciplinar e biopsicossocial
Keywords:
Neuropsicologia, Pessoas com deficiências, BiopsicossocialAbstract
Conhecer as limitações funcionais das pessoas com deficiências (PD) permite desenvolver estratégias de acessibilidade, educacional e informacional que possam promover uma melhoria na qualidade de vida. Objetivo: Investigar o perfil neuropsicológico das PD do município de Governador Valadares, identificando habilidades prejudicadas que precisam ser otimizadas e habilidades preservadas que podem compensar as limitações. Métodos: Estudo transversal em que pessoas com deficiência intelectual (DI), deficiência física (DF) e deficiência auditiva (DA) participaram de uma avaliação neuropsicológica individual, em que foram avaliadas a inteligência (Raven), memória de curto prazo e de trabalho nas modalidades verbal (Digit Span WISC) e não verbal (Cubos de Corsi), funções executivas (Torre de Hanói) e habilidades visoespaciais (Figura Complexa de Rey). O nível sócio-econômico (NSE) foi avaliado utilizando o critério Brasil. Análise de dados: A correlação de Spearman foi utilizada para verificar a relação entre o NSE, escolaridade e desempenho neuropsicológico. Resultados: Participaram da pesquisa 211 PD. O NSE não se correlacionou com a inteligência (p=0,306) e demais tarefas neuropsicológicas (p>0.05). Por outro lado, foi encontrada correlação significativa entre a escolaridade dos participantes e inteligência e Figura de Rey (p<0.05). O desempenho no Raven apresentou correlação significativa com o Mini Mental (r=0,69; p <0.01) e Figura de Rey (r=0.70; p <0.01), e correlação negativa com quantidade de regras infringidas na Torre de Hanói Discussão: O desempenho neuropsicológico não se correlacionou com NSE, mas sim com a escolaridade, o que sugere que a escolaridade pode favorecer o desempenho cognitivo, independente do NSE. O Mini-Mental, a Figura de Rey e a Torre de Hanói podem ser utilizados como recurso de avaliação cognitiva por profissionais de saúde em geral, considerando a correlação significativa com o desempenho no teste de inteligência, que é restrito para psicólogos. A avaliação cognitiva é relevante para verificar o potencial cognitivo dos participantes, bem como suas limitações que precisam ser estimuladas e compensadas, visando a uma maior autonomia e qualidade de vida.
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Copyright (c) 2024 Igor Pereira Matos De Oliveira, Ligia Carvalho Barbosa, Fernanda de Oliveira Ferreira

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