Modelo de avaliação mercadológica para empresas de desenvolvimento de software

Autores

  • Ana Marcelina de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Adriana Ferreira de Faria Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2009.v2.n1.p110-125

Palavras-chave:

Desenvolvimento de produto, desenvolvimento de softwares, avaliação mercadológica

Resumo

As rápidas mudanças ocorridas no ambiente organizacional exigem das empresas o desenvolvimento de novos produtos e serviços mais eficientes, que possam atender às necessidades de clientes de forma mais eficaz que a concorrência, colocando-as em uma situação vantajosa. O desenvolvimento de novos produtos é um proces¬so de tomada de decisão complexo e iterativo com vários estágios e filtros e que exige metodologia. Existem diversas metodologias para o desenvolvimento de novos produtos, cabendo às empresas encontrar ou ade¬quar aquela que melhor se adapte à sua realidade. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo propor um modelo genérico de avaliação mercadológica para empresas de softwares de Jliçosa, Me, a ser utilizado na tomada de decisão sobre o desenvolvimento de novos produtos. Para a construção desse modelo, seleciona¬ram-se os principais critérios para avaliação do novo produto, citados na literatura e propostos pelos empre¬endedores. A relação entre os critérios foi adequada à realidade das empresas em questão. Conclui-se que o modelo, se adotado de forma criteriosa pela empresa, pode melhorar as chances de sucesso no desenvolvimen¬to e comercialização de novos produtos.

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Publicado

2009-05-13

Como Citar

Marcelina de Oliveira, A. ., & Ferreira de Faria, A. . (2009). Modelo de avaliação mercadológica para empresas de desenvolvimento de software. Revista Eletrônica Produção &Amp; Engenharia, 2(1), 110–125. https://doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2009.v2.n1.p110-125