Algoritmos Simulated Annealing e Grasp para o planejamento de aulas de um departamento
DOI:
https://doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2009.v2.n1.p24-33Palavras-chave:
Prgramação de horários em escolas, simulated annealing, GRASPResumo
Este trabalho trata do problema de programação de horários em escolas. Dada sua natureza combinatória, ele é resolvido por meio de dois algoritmos metaeurísticos, um baseado em Simulated Annealing e outro em GRASP Ambos possuem parâmetros auto-adaptativos, dispensando, assim, a calibragem destes. Para testá-los são utilizados dados reais do departamento de uma universidade. São apresentados resultados computacionais, comparando-se as soluções produzidas pelos algoritmos propostos com aquelas geradas manualmente pela instituição de ensino. Os resultados obtidos mostram a eficiência dos métodos desenvolvidos perante as soluções manuais e a superioridade do Simulated Annealing, em comparação com o GRASP para as instâncias tratadas.