Metodologia para análise de sistemas setoriais de inovação: aplicação na indústria brasileira de construção naval

Autores

  • Fernando Oliveira de Araújo
  • Paulo Roberto Tavares Dalcol Pontifícia Universidade Católica/ PUC RJ
  • Waldimir Pirró e Longo

DOI:

https://doi.org/10.18407/issn.1983-9952.0.v.n0.p165-184

Palavras-chave:

Sistemas de inovação, Sistema setorial de inovação, Metodologia para análise de sistemas setoriais de inovação, Indústria de construção naval.

Resumo

Apesar de representar referencial analítico relevante para o desenvolvimento de políticas industriais e tecnológicas, a Abordagem de Sistemas de Inovação é carente de procedimentos metodológicos úteis à estruturação de investigações empíricas dedicadas à compreensão dos determinantes à inovação, em fronteira previamente definida. O presente artigo, objetiva contribuir para o estreitamento dessa lacuna teórica, dedicando-se ao desenvolvimento de uma metodologia específica, intitulada IDIVIAR, para análise dos Sistemas Setoriais de Inovação. A referida metodologia, baseada em fundamentação teórica que incorpora as contribuições dos principais autores da área, pode ser aplicada em setores diversificados, sendo capaz de fornecer elementos úteis à articulação dos atores envolvidos e elaboração de políticas públicas. Para fins de exemplificação, a metodologia IDIVIAR é aplicada na indústria brasileira de construção naval, setor que atravessa período de revitalização, impulsionado pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (PROMEF), da Transpetro, que prevê investimentos de mais de US$50 bilhões no país, até 2012. Como resultado, observa-se que a metodologia é recomendada para se analisar distintos Sistemas Setoriais de Inovação, sendo capaz de prover diagnóstico de organizações, instituições e relacionamentos constituintes de segmentos industriais particulares, com a finalidade de fomentar a sinergia entre esses entes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Oliveira de Araújo , F. ., Roberto Tavares Dalcol, P. . ., & Pirró e Longo, W. . (2009). Metodologia para análise de sistemas setoriais de inovação: aplicação na indústria brasileira de construção naval. Revista Eletrônica Produção &Amp; Engenharia, 2(2), 165–184. https://doi.org/10.18407/issn.1983-9952.0.v.n0.p165-184