Implantação da gestão por processos em uma pequena empresa de base tecnológica: diferencial de competitividade

Autores

  • Marina Magalhães Longo Staino
  • Priscila Souza Uatanabe
  • Jaqueline Akemi Suzuki
  • Adriana Ferreira de Faria Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2013.v4.n2.p433-442

Palavras-chave:

Sistema de gestão da qualidade, Mapeamento de processos, Gestão por processos.

Resumo

Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas de pequeno porte necessitam inovar organizacionalmente para se manterem no mercado e alcançarem bom controle dos seus processos produtivos. As decisões tomadas pelas organizações devem ser baseadas em dados e fatos que possam ser obtidos através das ferramentas da qualidade. Dessa forma, este artigo teve como objetivo geral a descrição da implantação da gestão por processos em uma pequena empresa de base tecnológica, de acordo com a norma ISO 9001. O desenvolvimento do projeto permitiu identificar a realidade e as dificuldades em se implantar a gestão por processos, bem como as melhorias que a metodologia proporciona em toda a organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Magalhães Longo Staino, M. ., Souza Uatanabe, P. ., Akemi Suzuki, J. ., & Ferreira de Faria, A. . (2013). Implantação da gestão por processos em uma pequena empresa de base tecnológica: diferencial de competitividade. Revista Eletrônica Produção &Amp; Engenharia, 4(2), 433–442. https://doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2013.v4.n2.p433-442