Avaliação da percepção de discentes e da avaliação de docentes em relação ao trabalho de conclusão de curso utilizando ferramentas de data mining – estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2013.v4.n2.p412-426Palavras-chave:
Avaliação do docente, Data Mining, Percepção do discente, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).Resumo
O Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) representa parte importante na formação do discente e recebe nota máxima como instrumento de avaliação de cursos de graduação proposto pelo MEC. Isso por ser capaz de identificar questões, escolher métodos para resolvê-las, tabelar os resultados e analisá-los corretamente, além de formar profissionais que interessam a todos os tipos de mercado. Sua percepção pode ser refletida através da avaliação institucional. Este trabalho teve por objetivo tornar o discente apto, bem como discutir percepções relacionadas ao TCC em um estudo de caso de um curso de Engenharia de Produção de uma universidade privada. Foram entrevistados 54 alunos de TCC e 10 professores orientadores. Mediante o uso de ferramentas de Data Mining (DM), os dados obtidos nas entrevistas foram minerados e clusterizados pelo algoritmo Simple Kmeans, definindo as classes de acordo com certos atributos para diagnosticar e compreender aspectos da relação discente/orientador e suas influências no processo de produção do TCC. Foram obtidos quadros com as clusterizações por atributo sobre a autoavaliação do professor e a avaliação do
aluno. A formação de padrões pelos atributos permitiu, à luz dos especialistas, a mensuração da qualidade das atividades de trabalho de conclusão de curso, demonstrando que o DM representa opção válida aos processos de análise e avaliação no ambiente acadêmico.