Proposta de análise de falhas na coleta de informações para a avaliação de programas de pós-graduação baseada no FMEA
DOI:
https://doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2013.v5.n1.p500-518Palavras-chave:
Confiabilidade; CAPES; FMEA; Pós-graduaçãoResumo
No Brasil, a avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu é efetuada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e compreende a realização de acompanhamento anual e de avaliação trienal dos programas. Nesse processo avaliativo, a CAPES usa dados informados pelos programas de pós-graduação no aplicativo denominado "Coleta Capes" sobre suas atividades desenvolvidas no período avaliado. Um método que visa aumentar a confiabilidade dos processos pela prevenção de falhas é o FMEA, do inglês Failure Modes and Effects Analysis. Esse método é amplamente difundido na manufatura, mas pouco estudado no setor de serviços. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi desenvolver uma proposta para análise de falhas nas informações destinadas à avaliação de programas de pós graduação, utilizando-se uma análise documental e de conteúdo. A elaboração desta proposta envolveu a adaptação dos elementos do FMEA, como escala de gravidade, ocorrência, detecção e outros, para o uso no Coleta CAPES. Após a apresentação da proposta, foi feita uma exemplificação do seu uso em um dos documentos temáticos do Coleta CAPES.