Percepção discente a respeito do desempenho didático de docentes: influência de alguns itens através de comparações estatísticas e correlações

  • Renata Mesquita da Silva Instituto Federal Fluminense
  • Geórgia Regina Rodrigues Gomes Universidade Cândido Mendes/Campos
  • Eduardo Shimoda Universidade Cândido Mendes/Campos
  • Erenildo da Silva Rios Universidade Cândido Mendes/Campos
Palavras-chave: Educação, avaliação institucional, estatística, percepção discente

Resumo

Um dos itens incluídos na AutoAvaliação Institucional consistiu na aplicação de questionários aos discentes. Entre os itens avaliados de cada professor, citam-se: domínio do conteúdo, utilização do tempo destinado ao desenvolvimento da aula, apresentação da proposta de trabalho da disciplina, incentivo à participação nas aulas, esclarecimento de dúvidas e coerência entre procedimentos de avaliação e relacionamento do professor com o aluno. O objetivo deste trabalho foi verificar quais dos itens avaliados mais influenciaram na nota geral do professor. Foram consideradas 2.530 observações, sendo verificada a existência de correlação dos itens com a nota geral. Os fatores que mais se correlacionaram com a nota geral foram: esclarecimento de dúvidas aos alunos e apresentação da proposta de trabalho da disciplina. Como foi verificado que mais do que um item influenciou estatisticamente a nota geral, obteve-se uma equação de regressão linear múltipla, que permitiu estimar a nota geral do professor em função dos itens avaliados; o relacionamento do professor com o aluno foi o item com maior coeficiente de regressão. Ainda, foram comparadas as médias dos professores de acordo com a titulação e o regime de trabalho. As maiores notas médias foram atribuídas aos docentes especialistas e com regime integral.